Titulação Fundamentos de Química
Por: Alefy Alves • 10/12/2023 • Relatório de pesquisa • 924 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
SENAI
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos de química
Relatório descritivo referente a prática:
Teste de chamas / Teste de condutividade elétrica
Estudantes: Alefy Alves da Silva, Cristiano da Costa Silva
Semestre/ano: 1° / 2023
Maceió-AL
25/08/2023
1. INTRODUÇÃO 2
2. METODOLOGIA 4
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
4. CONCLUSÃO 9
- INTRODUÇÃO
Segundo Bohr que foi responsável por aprimorar o modelo atômico de Rutherford que descobriu a natureza nuclear dos átomos. De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a quantidade de energia absorvida e bem definida que é equivalente à diferença energética entre as camadas. E quando um elétron está no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de frequência característica do elemento desse átomo. Bohr então propõe que o átomo só pode perder energia em certas quantidades discretas e definidas, e isso sugere que os átomos possuem níveis com energia definida. Essas teorias de Bohr hoje são comprovadas a partir de cálculos e experimentos e entre eles está o teste da chama.
A condutibilidade elétrica é a capacidade de uma determinada solução, em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com diferentes soluções que receberiam uma corrente elétrica demostrando assim se são substâncias iônicas ou moleculares.
- METODOLOGIA
Materiais:
Béquer, Fios de cobre, Palitos de fosforo, Espátula, Leds
Tesoura, Fonte, fita isolante, Vidro de relógio, Algodão, Placa de petri.
Reagentes:
Sulfato de cobre (CuSO4(s)), Cloreto de potássio (KCl(s)), Etanol, Água destilada, Água (H2O), Carbonato de cálcio (CaCO3), Zinco (Zn(s)), Sacarose (C12H22O11).
- PROCEDIMENTOS
- Parte 1. Teste de Chamas
Preparamos uma solução dos sais de CuSO4 e NaCl, com concentração de 0,05g, e medimos no balão volumétrico 50mL de água destilada que usamos como solvente. Em seguida utilizou-se maços de algodão nas soluções até encharcar e foi transferido o algodão para o vidro de relógio e deixamos secar com ajuda do agitador magnético. Após a secagem foi utilizado o Fósforo e algumas gotas de etanol para queima das soluções.
- Parte 2. Teste de Condutividade
Foram separadas três placas de petri, 1 com NaCl, outra com Sacarose a terceira com um metal inoxidável (O inox é uma liga metálica composta por elementos como carbono, ferro, níquel e cromo, sendo esse último a chave para o seu grande diferencial: a resistência à oxidação.)
Também foram separados três Béquer 50mL com as seguintes substâncias, H2O + NaCl, H2O + C12H22O11 e água destilada.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Parte 1. Teste de chama
Preparamos uma solução dos sais de CuSO4 e NaCl, com concentração de 0,05g, e medimos no balão volumétrico 50mL de água destilada que usamos como solvente.
[pic 1][pic 2]
Figura1: Soluções de CuSO4 e NaCl
Em seguida utilizamos maços de algodão nas soluções até encharcar e transferimos o algodão para o vidro de relógio e deixamos secar com ajuda do agitador magnético.
...
