UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Por: Larissa N • 13/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.622 Palavras (7 Páginas) • 271 Visualizações
[pic 1]
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA | Química Inorgânica Experimental – IEQ342 - Os Elementos Oxigênio e Enxofre - |
Aluno: Larissa Nery Pereira Matricula: 21201620 |
RESUMO
Neste relatório mostrara a obtenção de oxigênio por meio de praticas laboratorial, preparar o peroxido de hidrogênio e verificar os produtos da sua decomposição, verificar as propriedades oxidantes e redutoras de peroxido de hidrogênio (H2O2), observar a reatividade do enxofre, observar algumas propriedades do acido sulfúrico (H2SO4).
INTRODUÇÃO
OXIGÊNIO
Os elementos oxigênio (O) e enxofre (S), ambos localizados no grupo 16 da tabela periódica também denominado calcogênios, estão localizados no segundo e terceiro período respectivamente e são classificados como não metais. O Oxigênio possui símbolo O, numero atômico 8 e massa atômica de 16 g/mol enquanto que o enxofre possui numero atômico 16, massa atômica 32,06 g/mol.
O oxigênio, é o mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre, como moléculas de O2, perfazendo 20,9% em volume e 23 % em peso da atmosfera. A maior parte de O2 foi produzida pela fotossíntese, o processo pela qual a clorofila das partes verdes das plantas converte a luz solar em alimentos como a glicose.
O oxigênio constitui 46,6% em peso da crosta terrestre, sendo o principal constituinte dos silicatos minerais. O oxigênio também ocorre nos óxidos de matais (minérios) e em oxo-sais como carbonatos , sulfatos, nitratos e boratos que formam grandes depósitos.
ENXOFRE
O enxofre (S) possui numero atômico 16, massa atômica 32, é encontrado no estado solido a temperatura ambiente. É um não metal facilmente reconhecido no formato de cristais amarelos em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou até mesmo em sua forma pura (encontrado especialmente em regiões vulcânicas). É um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Parte 1: Decomposição do peróxido de hidrogênio
Materiais: agua oxigenada, tubos de ensaio, dióxido de manganês, isqueiro, bico de Bunsen, lasca de madeira.
- No primeiro experimento, foi adicionado 2 ml de água oxigenada 30% no tubo de ensaio, em seguida foi aquecido e colocado uma brasa em uma ponta de madeira para ver a reação.
- Após foi adicionado em um tubo de ensaio a solução diluída de peroxido de hidrogênio e um pouco de dióxido de manganês na solução.
Parte 2: propriedades químicas do peroxido de hidrogênio
Materiais: tubos de ensaio, agua destilada, ácido sulfúrico (H2SO4), peroxido de hidrogênio (H2O2) iodeto de potássio (KI), bico de Bunsen, permanganato de potássio (KMnO4)
- Primeiramente foi adicionado em dois tubos de ensaio 1 ml de agua destilada e algumas gotas de ácido sulfúrico.
- No primeiro tubo foi adicionado 1 ml de uma solução iodeto de potássio e observamos a reação.
- No segundo tubo foi adicionado duas gotas de permanganato de potássio.
Parte 3: propriedades físicas do enxofre elementar
Materiais: tubo de ensaio, enxofre em pó, bico de Bunsen.
- Em um tubo de ensaio foi adicionado uma pequena quantidade de enxofre em pó.
- Em seguida foi aquecido o enxofre no bico de Bunsen para aquecer e observarmos a reação.
Parte 4: comportamento do acido sulfúrico diluído e concentrado
Materiais: tubos de ensaio, ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado e diluído, cobre metálico, zinco metálico, cloreto de sódio, açúcar sólido, pedaço de algodão.
- Em cinco tubos de ensaio foi adicionado uma pequena quantidade de acido sulfúrico concentrado.
- Em outros cinco tubos foi adicionado o ácido sulfúrico diluído.
- Em seguida foi adicionado nos tubos com ácido concentrado: cobre metálico, zinco metálico, cloreto de sódio, açúcar solido e algodão em cada um respectivamente.
- Em seguida foi adicionado nos tubos com ácido diluído: cobre metálico, zinco metálico, cloreto de sódio, açúcar sólido e algodão em cada um respectivamente.
Parte 5: solubilidade dos sulfatos
Materiais: sulfato de sódio (Na2SO4, cloreto de bário (BaCl2)tubos de ensaio, agua.
- Em dois tubos de ensaio foi dissolvido o sulfato de sódio e o cloreto de bário em agua.
- Após dissolvê-los, misturaram-se os dois compostos e observou-se a reação.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Decomposição do peróxido de hidrogênio
No primeiro experimento, adicionamos 2 ,ml de agua oxigenada 305 em um tubo de ensaio, em seguida foi aquecido no bico de Bunsen. Ao aquecer observamos a decomposição, logo após foi colocado fogo em uma lasca de madeira para formar uma brasa, com a brasa feita, adicionamos a brasa no tubo para ver a formação de oxigênio. Quando a brasa é posta sobre a decomposição, é perceptível que a brasa fica mais forte e não se apaga, isso ocorre devido o fato de que ao aquecer o peróxido de hidrogênio, ocorre uma decomposição e libera gás oxigênio o que faz com que a brasa permaneça acesa.
Já no experimento seguinte foi adicionado em um tubo de ensaio uma solução diluída de peroxido de hidrogênio e uma pequena quantidade de dióxido de manganês. Ao adicionar o dióxido de manganês, temos uma catalise, o dióxido é um catalisador ele acelera a reação fazendo com que ocorra rapidamente e temos a produção gás oxigênio que é comprovada ao adicionarmos a brasa e a mesma não apagar, o que comprova a existência de oxigênio. A reação de decomposição é dada pela equação:
2H2O2 → H2O + O2
...