Índice de Acidez do Petróleo e Fatores Caracterizantes
Por: 050919 • 24/2/2019 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
Índice de Acidez do Petróleo e fatores caracterizantes.
O índice que controla a acidez do petróleo é determinado pelo Índice de Acidez Total (IAT), segundo este, as normas ASTM D-974 (“Acid and Base number by color indication titration”) e ASTM D-664 (“Standart Test Method for Acid Number of Petroleum Products by Potenciometric Titration”) em seu procedimento.
O que afere a quantidade de ácidos presentes é o IAT, cujo se da por meio da medição do consumo de hidróxido de potássio (KOH), em miligramas (mg), indispensável para neutralizar um grama (1 g) do produto, seja petróleo ou derivados deste.
Ambos os métodos da ASTM D-974 e o da ASTM D-664, aferem a quantidade de todos os ácidos presentes na combinação, sejam eles ácidos graxos, inorgânicos ou naftênicos. Sendo a norma ASTM D-974 uma titulação colorimétrica, e a norma ASTM d-664 uma titulação potenciométrica.
O método potenciométrico, que é o D-664, é o mais utilizado para controlar a acidez em petróleo. Ocorre que este exibe valores de 30 a 80 por cento mais elevados que o método colorimétrico, que é o D-974, como exposto por Piehl.
TABELA 1.
Conforme assegura Derungs, um petróleo pode ser avaliado como ácido quando este apresentar IAT igual ou superior a 0,5 mg KOH g-1.
Contudo, Nugent e Dobis realizaram uma experiência em uma refinaria, e tal estudo revelou que, mesmo processando petróleos com IAT menores que 0,5 KOH/g, poderia existir corrosão de até 15,2 mpy (0,39 mm/ano) em aço carbono de alguns pontos da planta.
TABELA 2
Os procedimentos usados hoje em dia para controle de acidez medem todos os ácidos presentes, o que obsta relacionar o IAT com a corrosão naftênica. Nesta visão, a Petrobrás desenvolveu uma metodologia para definir o grau de acidez naftênica, chamado de Número de Acidez Naftênica (NAN) e calculado pela equação 1.
EQUAÇÃO 1.
O método incide na extração, por absorção, dos ácidos naftênicos, seguida da medida do extrato por meio de espectroscopia, de infravermelho.
CT = equivale a concentração total mássica dos ácidos naftênicos.
IAT na = equivale ao índice de acidez total da mistura de ácidos naftênicos, usado como padrão.
W = equivale a massa do petróleo ou derivado.
Mais um fator importante na determinação da acidez naftênica é a composição dos ácidos naftênicos presentes e, portanto, a composição do petróleo. Deyab et al revelaram que a corrosividade de um petróleo acresce com o IAT, entretanto ela não depende somente da concentração, mas também da estrutura química do ácido naftênico.
Conforme maior o número de carbonos da cadeia, com limite de nove carbonos, maior será a corrosividade deste ácido, sendo que após este limite ele decai. Esta diferença é elucidada pela absorção da molécula à superfície do metal, que aumenta com o crescimento do número de carbonos, chegando a um máximo onde acontece um impedimento estérico precisado ao tamanho da cadeia.
Resumidamente falando, é descrito um processo para que se tenha a neutralização da acidez de petróleos e suas frações, tais que faz reagir o petróleo.
...