ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
Por: Pricila.minelli • 29/10/2018 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
- Código de conduta ética: relações sustentáveis com acionistas, público interno, colaboradores, clientes, fornecedores, meio ambiente e etc. Produz o bem coletivo
- Valores éticos universais: justiça, honestidade, liberdade, igualdade, paz, compaixão, solidariedade, respeito à vida, respeito ao indivíduo
- Moral: regras comportamentais validadas pelo grupo ao longo do tempo. código de conduta ética
- Moralidade: materialização das regras, um ator afeta outros com suas ações e decisões (ex: recompensar pelo mérito, conceder PLR duas vezes ao ano, evitar o desperdício)
- Amoralidade: quando não existe regra prévia e ninguém é atingido (ex: trabalhar de bermudão, reconhecer desempenho com diploma de mérito, namorar com colegas de trabalho)
- Imoralidade: ato contrário à regra moral adotada(ex: discriminar empregados, premiar uma pessoa individualmente, receber presentes de fornecedores)
Problema ético
- Reflexões teóricas sobre problemas morais
- Define o que é o bem para a coletividade
- Genéricos: ex as pessoas são iguais perante as regras
- Atingem a comunidade como um todo
Problema moral
- Reflexões práticas - análise de opções práticas / estabelece regras para a prática do bem
- Situações específicas: ex - praticar a igualdade na seleção, recompensas
- Afetam uma ou poucas pessoas
Ex 1:
- Apesar de decidido pelo conselho, a empresa não orienta como devem ser os comportamentos dos empregados com relação aos seus clientes. R: Isso é um problema moral.
- A liderança da equipe não pune, apesar de previsto no código de ética. O empregado está recebendo suborno para diferenciar o tratamento de alguns clientes. Isso é um problema ético, moral ou imoralidade? R: Imoralidade, pois a regra moral estabelecida foi contrariada.
- A empresa não possui um código de ética. Isso é uma imoralidade? É um problema ético, pois a regra não foi criada e, portanto, não foi ferida.
- O código de conduta ética da empresa não permite suborno. Mas há pessoas adotando essa prática, por ordem de chefia. Isso é uma moralidade? R: Imoralidade, tanto da chefia como de quem pratica.
Moral patrimonialista: 1) espaço público = espaço privado; 2) paternalismo /autoritarismo; 3) a política é o negócio da organização; 4) o sucesso depende dos dirigentes; 5) importância da pessoa depende da sua rede de proteção social; 6) comprometimento mercenário - lealdade para quem paga mais; 7) defende e cumpre regras quando elas garantem interesses; 8) subordina os resultados sistêmicos aos objetivos pessoais; 9) duplicidade moral
Ações para reduzir moral patrimonialista: 1) auditoria para denúncias anônimas, 2) garantir punição justa e digna para desvios éticos, 3) avaliar a prática do código de conduta ética, 4) adotar decisões colegiadas, 5) focar em metas e reconhecimento da equipe
Tentação moral: escolha entre certo e errado, pessoa tem consciência. Optar pelo errado promove vantagem de curto prazo ou evita prejuízo. Há sempre envolvido um interesse pessoal ou profissional de quem toma a decisão.
Ex 1: é certo promover o empregado mais competente e errado promover profissional da minha equipe menos competente porém indicado pelo chefe. Mas se não obedeço, perco a promoção.
Ex 2: é certo usar o horário de trabalho para realizar atividades do trabalho. É errado usar o tempo e computador da empresa para fazer atividades paralelas. Mas se eu não fizer ficarei impedido de aumentar minha renda familiar.
...