A AUDITORIA PUBLICA
Por: Gabriel Castro • 21/9/2021 • Projeto de pesquisa • 282 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Auditoria pública
[pic 1]ADMINISTRACAO
O que é auditoria?
“A auditoria tanto na área pública quanto na área privada é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial, com o objetivo de atestar sua validade sobre determinado dado”. (ATTIE, 2000).
Auditoria é uma avaliação feita de forma sistemática que ocorre principalmente em empresas, cujo objetivo é averiguar se as atividades pré-estabelecidas estão sendo realizadas em conformidade e se os objetivos traçados pela empresa estão sendo alcançados. A auditoria é uma forma de acompanhar o desempenho das operações e identificar possíveis falhas em cada setor de uma determinada empresa. Depois de identificadas as falhas, os setores e/ou a empresa são direcionados a consertar esses erros a fim de obter os resultados esperados.
Auditoria pública
Auditoria pública e auditoria privada possuem as mesmas bases, ou seja, o conteúdo dos procedimentos de uma auditoria que é realizado em uma entidade pública, também é aplicado em uma entidade privada, de forma a alcançar as necessidades específicas de cada âmbito.
As técnicas aplicadas pela auditoria pública fazem com que o auditor, profissional responsável por realizar o exame, obtenha resultados concretos que formarão sua conclusão sobre os procedimentos realizados nessa determinada entidade. Após obter esses resultados, a auditoria tem o papel de informar se os processos internos predefinidos estão sendo executados com eficácia e, obviamente, jamais omitir o que não está sendo feito como previsto.
A auditoria, seja ela pública ou privada, além de identificar a eficácia dos procedimentos e os possíveis erros, fazendo com que continuem caminhando de forma efetiva no que diz respeito à administração, também contribui para a credibilidade que essas organizações têm no ambiente externo.
Referências:
ATTIE, Willian. Auditoria: Conceitos e aplicação. 4° edição. São Paulo: Atlas, 2000.
...