A Análise Crítica do Código de Ética da M Dias Branco
Por: Marcos André Almeida de Mendonça • 21/8/2023 • Trabalho acadêmico • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 116 Visualizações
[pic 1] |
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Análise Crítica do Código de Ética
M. Dias Branco
[pic 2]
Gerenciamento de Projetos – GP 09
Nome: Marcos André Almeida de Mendonça
E-mail: marcosandreamm@gmail.com
Link de Acesso ao Código de Ética da M. Dias Branco:
https://mdiasbranco.com.br/wp-content/uploads/2020/07/m-dias-branco-codigoetica2020.pdf
Goiânia, dezembro de 2022
Sumário
Introdução 3
Da empresa 3
Do Código de Ética 3
Da Análise Crítica do Código de Ética 3
Código de Ética – M. Dias Branco 3
Pontos Fortes 6
Responsabilidade Social 6
Responsabilidade Econômica 6
Responsabilidade Ambiental 6
Pontos a Melhorar 7
Responsabilidade Social 7
Responsabilidade Econômica 7
Responsabilidade Ambiental 7
Conclusão 8
- Introdução
Foi realizada a análise de conteúdo do Código de Ética da empresa M. Dias Branco, sob à luz dos três pilares da sustentabilidade (responsabilidade social; econômica e ambiental), inter-relacionando-os com os respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que se enquadram.
- Da Empresa
Trata-se da empresa líder nacional em massas alimentícias e biscoitos, dona de marcas expressivas do setor como Vitarella, Fortaleza, Piraquê, etc. Listada na bolsa de valores B3 (ticket MDIA3), é conhecida por ter como acionista controlador a família fundadora (Família Dias Branco), além da liderança de mercado com alto Market Share, principalmente na região norte e nordeste; alto nível de integração do processo produtivo e grande portfólio de produtos à base de trigo e arroz.
- Do Código de Ética
O Código de Ética da M. Dias Branco possui 11 (onze) temas centrais, que funcionam como direcionadores para toda atuação dentro da companhia:
- O cumprimento da legislação é requisito de todas as nossas atividades;
- A confiança dos nossos clientes e consumidores é nosso maior patrimônio;
- Cuidamos da integridade, saúde e segurança dos colaboradores;
- Adotamos uma relação transparente com nossos investidores;
- Respeitamos a livre concorrência;
- Negociamos de forma justa com nossos fornecedores;
- Os interesses da M. Dias Branco prevalecem sobre nossos interesses pessoais;
- Tratamos nossas informações com profissionalismo;
- Respeitamos o meio ambiente e a comunidade à nossa volta;
- Somos responsáveis pela continuidade do nosso negócio;
- Consequências e não retaliação.
- Da Análise Crítica do Código de Ética
A análise de conteúdo foi realizada em três tópicos. Em um primeiro momento, foram revistos todos os temas centrais contemplados no Código de Ética, salientando seus aspectos relevantes e categorizando-os quanto aos pilares de sustentabilidade em que estão inseridos, além de pontuar quais ODS são atendidos.
Após esta primeira etapa de revisão e classificação, procedeu-se à valoração de pontos fortes contemplados e, logo em seguida, foram levantadas oportunidades de melhorias que a empresa poderia adotar como aprimoramento do seu Código de Ética.
Finalizaram-se as análises com as conclusões obtidas deste estudo.
- Código de Ética – M. Dias Branco
- O cumprimento da Legislação é requisito de todas as nossas atividades
Conforme o Código de Ética da empresa: “Não autorizamos, não participamos e repudiamos toda e qualquer prática ou ato de corrupção, suborno ou fraude”. Esta sessão ainda ressalta que “Nosso relacionamento com Autoridades Governamentais, Agências Reguladoras, Agentes Públicos e qualquer outro tipo de representação do poder público é pautado pela transferência, legalidade, integridade e legitimidade”.
Trata-se de uma diretriz intrinsecamente ligada ao pilar da responsabilidade social, uma vez em que está relacionada às ações internas e externas da empresa em prol de uma sociedade justa e digna.
Em relação aos ODS, esta diretriz faz alusão ao objetivo 16–Paz, Justiça e Instituições Eficazes, mais especificamente aos itens 16.5-Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas e 16.6-Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.
- A confiança dos nossos clientes e consumidores é o nosso maior patrimônio
Conforme esta diretriz do Código de Ética, é dever da empresa “disponibilizar alimentos saudáveis, seguros, saborosos e de qualidade”. Ainda acrescenta: “Em relação ao atendimento, não fazemos discriminação entre os variados tipos de clientes e consumidores. Todos devem ser atendidos com educação e respeito.”
Nessa diretriz também se tem contemplado o pilar da responsabilidade social, salientando o respeito à diversidade e à dignidade humana.
- Cuidamos da integridade, saúde e segurança dos nossos colaboradores
“Temos o compromisso de tratar todos os colaboradores e terceiros de forma justa e igualitária, com respeito às individualidades”. Este conceito contemplado também se relaciona ao pilar da responsabilidade social; ao ODS 5-Igualdade de Gênero e ao ODS 10-Redução das Desigualdades, principalmente ao item 10.2 – Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
...