A Atividade Administrativa
Por: BRENDA KELY • 10/12/2020 • Monografia • 377 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
De um modo geral podemos dizer que bens são valores materiais e se dividem entre: bens livres o qual podem ser consumidos sem necessidade um pagamento, por exemplo a chuva que irriga as plantações e nos auxilia na produção de mercadorias e na manutenção da vida, e os bens econômicos são aqueles com algum valor, e atribuídos a algum esforço humano, precisam de uma atenção especial, pois é necessário uma prestação de contas após sua utilização, dividem-se em de consumo, intermediários e de capital.
Bens de consumo se classificam como bens duráveis, que são aqueles que não se esgotam com sua utilização, por exemplo, automóveis e eletrodomésticos, e os não duráveis que são aqueles bens que se esgotam com o consumo, por exemplo, alimentos e roupas. Os bens intermediários são aqueles que serão transformados em bens de consumo através da produção, por exemplo, a bobina de aço produzida pelas siderúrgicas, é um bem intermediário na fabricação de um automóvel. E por fim temos os bens de capital que são maquinas e equipamentos utilizados para produzir outros bens.
Então para decidir os bens que serão produzidos e consequentemente a quantidade é necessária, há toda uma organização econômica que pode ser de duas formas: uma descentralizada, que também é conhecida como economia de mercado, na qual o funcionamento é ditado pelas demandas do mercado consumidor, e conta com três elementos principais: livre iniciativa, presença do Estado e elementos de uma economia capitalista, e a outra é a forma centralizada, no qual quem responde ao problema econômico fundamental é um órgão planejador central.
O bens são produzidos por meio de uma organização econômica e são direcionados para o mercado, que por sua vez também se estrutura para manter uma organização. No mercado de bens e serviços, existem quatro divisões que são concorrência perfeita onde há no mercado muitos vendedores e compradores; monopólio no qual uma pessoa ou empresa se torna possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante; concorrência monopolística um tipo de concorrência imperfeita em que existem várias empresas, cada uma vendendo uma marca ou um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação e por último o oligopólio que é quando poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.
...