A Auditoria Fiscal e Tributária
Por: Paola Reis • 15/11/2020 • Resenha • 2.821 Palavras (12 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA
Resenha Crítica
Paola Cristina Silva Reis
Trabalho da disciplina Auditoria Fiscal e Tributária
Tutor: Prof. Ana Paula Gomes
Belo Horizonte
2020
ATIVIDADE AVALIATIVA
1. Faça uma breve síntese sobre cada aula apresentada, colocando o objetivo da aula, conteúdo apresentado e um exemplo prático dado em cada aula. Mínimo de dez linhas por aula, usando a letra times new roman ou arial, tamanho 12, espaçamento simples.
Aula 1:
O objetivo da aula foi apresentar o conceito de auditoria, auditor, objetivo e reflexos da auditoria dentro da instituição.
A auditoria é o mapeamento das atividades, registros e procedimentos das empresas com o objetivo de apresentar relatórios de credibilidade para fisco e/ou administração. O auditor busca informações em documentos, lançamentos, registros contábeis, relatos dos responsáveis e informações de terceiros, como bancos, fornecedores e clientes, através da Carta de Circularização.
O trabalho de auditoria dentro da empresa contribui com a riqueza patrimonial, reduz o ineficiência dos processos administrativo, atualiza sobre novos procedimentos e garante o correto comprimento das obrigações fiscais e tributárias.
Exemplo prático: Sobre o auditor buscar informações de terceiros, citou-se quando se tem dúvidas sobre o valor de um rendimentos de aplicação, podem ir até o banco e solicitar essa informações. Enviar carta de circularização para clientes e fornecedores com o intuito de identificar valores em aberto.
Aula 2:
Objetivo da aula foi falar do papel e responsabilidade do auditor, falar auditoria tributária e fiscal
O auditor tem como papel assessorar no planejamento, controle, avaliação e informações da empresa como um todo. A auditoria pode ser aplicada em diversas área da empresa como contábil, vendas, fiscal.
Para que o resultado da auditoria seja imparcial e sem vínculos, o ideal que os auditores independentes sejam alterados cada 2 anos.
Auditor tributário avalia e identifica a eficiência dos procedimentos de controle das apurações, já o auditor fiscal de uma empresa desempenha o papel que o auditor do ente público faz nas organizações.
Com a fase digital (Sped) não isenta a empresa de ser assessorada por bons profissionais, a entrega da informação precisa ser precisa, de alta qualidade. O profissional precisa ser bom na revisão de informações já que as informações são cruzadas e divergências nas informações pode acarretar problemas para as empresa.
Exemplo prático: Antigamente o registro das empresa eram feitos em livros, hoje a entrega é online e a multa por não entrega é alta, então precisa ter o cuidado quanto ao cumprimento e qualidade da informação, pois são informações mensais e o fisco tem informação geral da empresa, então qualquer índice de infração pode ter uma fiscalização e uma possível atuação.
Aula 3:
Objetivo da aula e falar sobre auditoria fiscal e tributária e as técnicas métodos utilizados durante o trabalho do auditor.
Auditoria tributária vê as conta de balanços, as apurações, se os valores lançados estão corretas, já a auditoria fiscal fala na parte de escrituração fiscal, informações fiscais para o fisco, apuração de lucros e impostos. Elas se complementam.
O auditor precisa ter conhecimentos na legislação, prática na apuração de impostos, sistema de tributação, contribuições previdenciárias, retenções na fonte entre outros.
Usar auditoria como forma de preventiva e corretiva dos processos.
Auditoria Interna utiliza técnicas de exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, para dar fundamentos e credibilidade nos relatórios entregues ao usuário.
Exemplo prático: Teste de Observância: Uma empresa tinha contabilidade automática, com todos os parâmetros no sistema e teve uma mudança e tinha que mudá-lo, mas o funcionário não mudou, fazia a alteração manual. Na auditoria identificou-se tal procedimento do funcionário e que estava fazendo o procedimento de controle interno incorreto.
Aula 4:
Objetivo da aula é falar sobre inteligência fiscal e fraude.
Com a contabilidade digital, todas as informações são cruzadas e auditoria tributária auxilia na identificação e prevenção de fraudes dentro da empresa.
A prevenção é efetiva a partir de monitoramentos, análise e confronto de informações.
O auditor deve trabalhar com intuito de reduzir o risco de distorção, quando identificado o risco deve ser reportado ao responsável e propor procedimento para ajuste para menor risco possível de auditoria.
Exemplo prático: nota de baixa de consumo, você compra uma mercadoria para estoque mas dá a baixa como consumo, antigamente cada empresa adotava um procedimento para baixa de estoque, mas 2015 a baixa de estoque passou a ter nota fiscal própria e com CFOP próprio e toda transação é informada no Sped.
Aula 5:
Objetivo da aula é falar das contas de balanço, caixa e banco e outros processos de verificação do auditor.
O caixa da empresa é o bem de maior risco e difícil de ser controlado, o procedimento interno de controle vai determinar a extensão do trabalho do auditor.
No processo de conferência das contas, o auditor confronta informações de relatórios financeiros, contábeis, extratos bancários.
No contas a receber pode verificar o real valor através de envio de carta por amostragem, esse processo vai auxiliar na identificação de perdas e reduzir o lucro tributável.
O auditor pode identificar ainda se há em aberto adiantamentos de fornecedores, adiantamento de viagem, adiantamento a funcionários, impostos a recuperar entre outros que essencial para o melhor desenvolvimentos da empresa
...