A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO SENAR NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS
Por: Patrick Macedo • 15/12/2016 • Projeto de pesquisa • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
_________________________________________
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
CAMPUS RIO POMBA
Dados do projeto
Título do projeto | A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO SENAR NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS |
Nome do aluno (a) | Patrick Macedo |
E-mail do aluno (a) | Patrickguarani@hotmail.com |
Orientador (a) | Nilva do Carmo Celestino |
Data | 25/11/2016 |
RIO POMBA
NOVEMBRO 2016
1. Caracterização do problema/justificativa
Sabemos que nos dias de hoje, entrar para o mercado de trabalho esta cada vez mais difícil, ainda mais diante da atual crise econômica que o país esta enfrentando. Muitas pessoas, mesmo já estando empregadas, querem se capacitar em um curso, ou e muitas delas não teve a oportunidade de fazer uma faculdade.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural
Com o projeto, pretende-se descrever e mostrar pontos positivos e negativos no decorrer do curso oferecido pelo SENAR, com o intuito de mostrar os diversos motivos do aluno ao escolher e se capacitar em determinado curso, e como é sua relação com o trabalho, rotina, e saber o que muda na rotina deles após o término do curso, se eles conseguiram aumentar sua renda, se conseguiram ampliar seu campo de trabalho, ou se infelizmente não rendaram mais do que o esperado.
O mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo, com isso, tornou-se necessário ir á procura de uma qualificação para conseguir acompanhar o mercado. Qualificar tem como objetivo tornar o profissional habilitado para exercer determinada atividade, já que esta não se caracteriza como uma formação completa, mas, tem por finalidade adquirir conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados a produção de bens e/ou serviços por meio de processos educativos.
A capacitação é um processo no qual fica claro “para que”, “para quem”, “como”, e “quando” fazer algo. A mesma tem o objetivo de preparar o participante para enfrentar as situações referentes á sua atividade por meio da aplicação de conhecimentos.
2. Objetivos
Objetivo geral: Conhecer o perfil dos participantes dos cursos de capacitação (SENAR) e saber de fato o que mudou na rotina de trabalho do o aluno, após ter seu curso concluído, entendendo assim sua percepção em relação ao mercado de trabalho e ao curso que esta fazendo.
- Objetivo específico:
- Conhecer o perfil dos participantes;
- Verificar a percepção do participante em relação ao mercado de trabalho relacionado ao curso;
- Elencar os motivos de escolha do curso realizado;
- Quantificar os cursos de maior demanda;
3. Metodologia e estratégias de ação
A presente pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo (multi-métodos), segundo Cooper (2011) a pesquisa qualitativa inclui um “conjunto de técnicas interpretativas que procuram descrever, decodificar, traduzir e, forma aprender o significado e não a frequência de certos fenômenos ocorrendo de forma mais ou menos natural no mundo social”, ou seja, a pesquisa qualitativa se refere a interpretação abordada livremente de um determinado assunto.
Numa pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar quantidades como resultado, mas sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo. Segundo Otani, In Fialho (2011,p.37), “a pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir a inúmeros opiniões, informações para classifica-las e analisa-las”, ou seja, obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.
A seguinte pesquisa é caracterizada como descritiva, pois o processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (Perovano, 2014).
A presente pesquisa utilizará da técnica caracterizada como questionário estruturado, ou seja, com questões fechadas, escolhido como a primeira técnica para coleta de dados junto aos participantes dos cursos de capacitação do SENAR, é uma forma de analise objetiva, onde os participantes responderão um conjunto de perguntas pré-formuladas pelo pesquisador
.Segundo Gil(2008), o questionário estruturado é formulado de acordo com objetivos da pesquisa em questões especificas, tendo como finalidade obter informações sobre os aspectos que se deseja investigar, por exemplo, o conhecimento do participante ou seus interesses, dentre outros.
O ambiente de estudo já definido pelo pesquisador é uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o então, SENAR que tem como objetivo ofertar cursos para qualificar e capacitar os participantes para o mercado de trabalho.
4. Resultados e impactos esperados
O projeto espera descrever e mostrar pontos positivos e negativos no decorrer curso, com o intuito de mostrar os diversos motivos do aluno ao escolher e se capacitar em determinado curso, e como é sua relação com o trabalho, rotina, e saber o que muda na rotina deles após o termino do curso, se eles conseguiram aumentar sua renda, se conseguiram ampliar seu campo de trabalho, ou se infelizmente não rendaram mais do que o esperado.
Este projeto contribuirá também para instituição (SENAR) saber qual curso está tendo maior demanda para possíveis melhorias no futuro, atraindo assim o maior numero de participantes com possíveis expectativas e vontade de se qualificar em um determinado curso que ajudará assim sua formação profissional.
...