A Dissertação Psicologia
Por: laricarolinee1 • 27/8/2021 • Dissertação • 465 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
A psicologia organizacional contribui para todos os setores de uma empresa, pois ela atua em diversas áreas do RH como na seleção de pessoal, na avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de pessoas como também em setores que precisam de uma atenção mais personalizada como os trabalhos em equipe, a motivação, liderança e o controle emocional.
Em toda organização seu principal potencial são as pessoas, pois são elas que fazem o serviço, que compram, que vendem, que trocam que negociam que erguem empresas e afundam empresas por isso a psicologia existe para gerir melhor o quadro de pessoal, ajudando a preparar o funcionário para enfrentar com vantagens o mercado externo e a desenvolver cada setor da empresa melhorando as condições de trabalho e as relações humanas.
Para o treinamento a psicologia vem a ser útil a partir do momento em que qualificamos as pessoas sobre a maneira de ser e de fazer na organização, não basta dizer ao colaborador que ele deve dar atenção ao cliente, é preciso ensiná-lo como fazer isso, como ele deve se comportar para atingir os objetivos.
A psicologia não deve ser somente aplicada em seus colaboradores, e sim na organização como um todo, incluindo o Líder, pois o comportamento do líder afeta o ambiente social e a motivação dos liderados.
Outro setor que também é de suma importância é a motivação humana. Abraham H. Maslow em seus estudos ao observar o comportamento humano desenvolveu uma pirâmide que representa as necessidades humanas. No primeiro patamar da pirâmide aparecem as necessidades fisiológicas que significa a empresa oferecer salários e benefícios que atendam a necessidade de seus colaboradores, no segundo patamar aparecem as necessidades de segurança, nesse patamar o gerente deve deixar claro aos colaboradores a política da empresa e suas práticas gerenciais para que os funcionários tenham clareza do que devem ou não fazer, de quando serão recompensado ou punidos. No terceiro patamar aparecem as necessidades sociais, ou seja, o bom relacionamento entre o gerente e seus colaboradores, o estilo de liderança adotado pelo gerente cria um ambiente favorável ou desfavorável no relacionamento entre eles e os colaboradores, já o quarto patamar é composto pelas necessidades de estima, que é quando os Lideres ouvem o que o colaborador tem a dizer, dão retorno ao seu trabalho, elogiam e providenciam promoções que supra essa necessidade, já o quinto patamar lidera com as necessidades de auto-realização que é dar oportunidade aos colaboradores de explorarem seus talentos e competências. Segundo Herzberg os fatores emocionais citados acima não geram insatisfação quando estão ausentes, mas quando presentes garantem satisfação.
A aplicação da psicologia nas organizações não necessita de grandes custos por isso sua aplicação adequada pode aumentar a produtividade e trazer satisfação criando nas organizações ambientes adequados e saudáveis, trazendo resultados favoráveis para a organização, para as pessoas e para a sociedade.
...