A Economia e Negócios Crise de 1929
Por: mumuzada • 30/5/2020 • Projeto de pesquisa • 262 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Crise de 1929
Crise de 1929 conhecida como a “Grande Depressão”, durando até aproximadamente o início da segunda guerra mundial, muitos dos especialistas dizem que foi a pior recessão do século XX. Essa crise acarretou inúmeras consequências, como desemprego, diminuição da produção industrial e tendo a drástica queda do PIB de muitos países, preço das ações.
Logo após a Primeira Guerra Mundial (1918), a Europa se encontrava destruída, parques industriais agricultura, fazendo que o EUA virasse o principal exportador Europeu. Com isso acabou criando uma dependência comercial e com o passar do tempo os setores europeus começaram a se recuperar, causando uma diminuição de exportação americana. Isso tudo acabou gerando o acumulo de diversos produtos tendo mais produtos do que procura, levando a diminuição de preços queda na produção logo isso acabou gerando aumento do desemprego.
Logo a bolsa de valores acabou quebrando por conta de ter mais ações do que compradores a causa foi a queda dos preços acarretando a falência de muitos investidores que teriam comprado ações naquele período. Causando um efeito dominó entre outras bolsas de valores pelo mundo tendo prejuízo de milhões. O plano econômico do New Deal foi o principal responsável pela recuperação econômica dos EUA, sendo adotado como modelo por outras economias em crise. Na prática, este programa do governo previa a intervenção do Estado na economia, controlando a produção industrial e agrícola. Mesmo assim, em 1940 a taxa de desempregados estadunidenses era de 15%. Esta situação foi finalmente resolvida com a Segunda Guerra Mundial, quando a economia capitalista mundial se recupera.
...