A Estatística na Administração
Por: nightdigo • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO 4° B[pic 2]
[pic 3]
FAC II
Campinas, 28 de Setembro de 2011
[pic 4]
ADMINISTRAÇÃO 4° B[pic 5]
Estatística na Administração
Materia: Estatística Professora - Juliana
Integrantes do Grupo: RA:
Aline Maria Martins da Silveira 9292738256
Diogo José da Silva 0991002212
Fernando Luis Dezio Junior 1001762063
Juliana Cristina dos Santos 1053005891
Letícia Cristina Corrêa dos Santos 1094143474[pic 6]
Mayra Pierobon Parente 1030914717
Sarah Cristina Padula 1025875933
Vânia Ramos Souto 1001795350
Vinicius da Silva Joventino 1001791144
FAC II – Setembro de 2011
[pic 7]
ADMINISTRAÇÃO 4° B[pic 8]
Estatística é a ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados. O objetivo da estatística é extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
As principais fases de um estudo estatístico são:
Identificar o fenómeno a estudar;
Selecionar e recolher os dados;
Sintetizar, organizar e estudar os dados recolhidos;
Tirar conclusões para além dos dados recolhidos.
A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção. Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada à administração, dedicando maior atenção para a área da produção.
A implantação de um programa de qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os índices de defeitos, diminuírem as constantes inspeções e aumentar a satisfação do consumidor final. As técnicas de controle antigas como a inspeção de qualidade no produto acabado, vão sendo deixadas de lado e passa a ser substituído pelo conceito de prevenção, baseado no controle do processo produtivo.
É nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.
Estatística na Administração de uma Empresa.
Uma multinacional Canadense que produz peça para Jet Ski, situada no Interior do Estado de São Paulo, fornece seus produtos a grandes nomes para as revendas autorizadas.
Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), para que não haja desperdícios e perdas significativas futuramente, foi necessário elaborar um gráfico estatístico para tirar uma média de quantas peças eram utilizadas mensalmente.
Nesse processo foi elaborado um relatório com os pedidos dos meses anteriores, tendo em vista uma média de quantas peças eram solicitadas ao mês.
Conforme os resultados obtidos pelo relatório, os desperdícios e perdas de peças se tornaram menor a cada ano, com essa estatística a empresa conseguiu avaliar um novo método significativo para empresa, obtendo assim como um procedimento padrão.
Estatística na Administração de uma Escola.
Uma escola, situada no Interior do Estado de São Paulo, fornece aulas para o ensino fundamental, resolveu aplicar conceitos de controle estatístico, pois estava tendo muitas dificuldades dos alunos no aprendizado, variando entre a maneira de ensino dos professores ou o interesse de cada aluno em aprender.
...