A Estrutura Organizacional
Por: sandramuhai • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.324 Palavras (10 Páginas) • 343 Visualizações
Introdução
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função.
A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
Objctivo geral
Fundamentos da estrutura organizacional
Objectivos específicos
- Identificar os seus elementos basicos que difinem a estrutra de uma organização
- Explicar as caracteristicas de uma burocracia
- Descrever uma organização matricial
- Explicar as caracteristicas de uma organização virtual
- Resumir porque os executivos querem criar organização sem fronteira
- Comparar os modelos de estrutura mecanicista e da organica
- Listar os factores que provocam as diferentes estruturas organizacionais
- Explicar as implicações dos diferentes tipos de estrutura organizacional sobre o comportamento
Estrutura organizacional
Uma estrutura organizacional difine como as tarefas são fomalmente distribuidas e cordenadas.
Os elementos basicos que difinem a estrutura organizacional:
- Especialização do trabalho
As especialização do trabalho e sua essencia faz com que uma actividade em vez de ser realizada inteiramente por uma unica pessoa seja dividida em um certo numero de etapas cada uma das quais serà realizada por um individuo diferente.Essencialmente ela faz com que os individuos se especializem em realizar parte de uma actividade em vez de realizar a actividade.
- Departamentalização
Depois de dividir o trabalho por meio da especialização é necessario agrupar as actividades para que as tarefas comuns possam ser cordenadas.Uma das formas mais populares de agrupamento de actividades se da com as funções desempenhadas.
A principal vantagem desse tipo de agrupamento é a de obter eficiencia por colocar tais especialistas juntos.A departamentalização funcional busca a economia escala ao juntar pessoas com habilidades e orientações comuns em uma mesma unidade.As tarefas tambem podem serem departamentalizadas de acordo com o produto que a organização gera.
Outra forma de departamentalização ocorre com base em critérios geograficos ou territoriais
- Cadeia de comando
A cadeia d comando é uma linha unica de autoridade que vai do topo da organiação até ao escalão mais baixo e determina quem se reporta a quem na empresa.a autoridade se refere aos direitos inerentes a uma posição administrativa para dar ordens que elas sejam obdecidas.O principio da unidade de comando ajuda a preservar conceito da linha unica de autoridade.Ele determina que cada pessoa deve tr apenas um superior a quem se reportar directamente.
- Amplitude de conhtrole
Determina o numero de escalões de chefia que uma empresa terà,se tudo se mantiver estavel quanto maior amplitude mais efeciente serà a organização
Quando a amplitude se torna grande demais o desempenho dos funcionarios é prejudicado ois os chefes não tem mais tempo para oferecer o apoio e a liderança necessària a todos
As pequenas amplitudes de conhtrole tem seus defensores mantendo a amplitude em cinco ou seis funcionàrios,um executivo pode manter um controle mais proximo mas a amplitude pequena tem tres principais desvatagens ela é onerosa por aumentar os escalões de administração,torna a comunicação vertical na empresa mais complicada,promove uma supervisão muito rigida destimulando autonomia dos subordinados
- Centralização e descentralização
Centralização se refere ao grau em que o processo decisorio esta concentrado em um unico ponto da organização.Uma organização caracterizada pela centralização é estruturalmente diferente daquela caracterizada pela descentralização,nesta as acções para solucionar problemas podem ser mais rapidas,mais pessoas participam das decisões e os funcionàrios se sentem menos distantes daqueles que tomam decisões que afectam a sua vida.
- Formalização
A formalização é o grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas.
Quando uma tarefa é muito padronizada seu responsavel tem pouca autonomia para decidir o que,quando e como deve ser feito.
Em organizações altamente formalizadas existem discrições esplicitas de tarefas,muitas regras organizacionais e procedimentos claramente difinidos sobre os processos de trabalhos.Quando a formalização é baixa os comportamentos são relativamente não programados e os funconhàrios tem uma boa e dose de liberdade para dicidir sobre o trabalho
Burocracia
A burocracia é caracterizada por tarefas operacionais estremamente rotineiras,realizadas atraves de especialização,regras e regulamentos formalizados,tarefas que são agrupadas em departamentos funcionais, autoridade centralizada ,peqauena amplitude de controle e processo decisorio que acompanha a cadeia de comando.
O principal ponto forte da burocracia é a sua capacidade de realizar actividades padronizadas de maneira muito eficiente.
Um dos principais pontos fracos da burocracia pode ser o facto de qe as especialização gera conflitos entre as unidades
Outro ponto fraco da burocracia é algo que todos nos ja vivenciamos quando tivemos de tratar com pessoas que trabalham nesse tipo de organização:
A obsessão da obdiencia as regras.
A estrutura matricial
A estrutura matricial combina duas formas de departamentalização:
...