A Estrutura do Google e faça um diagnóstico da sua estrutura organizacional
Por: Lucas Lima • 24/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 1.010 Visualizações
Pesquise sobre a estrutura do Google e faça um diagnóstico da sua estrutura organizacional.
Apesar de possuir um organograma estruturado e formal, o Google também possui as vantagens de uma estrutura informal, tais como: rapidez nos processos, melhor comunicação interna, menos distância hierárquica, pessoas mais motivadas, etc. Podemos dizer, portanto, que o Google é uma organização em rede.
Que tipo de organização virtual você conhece? Por que ela pode ser classificada dessa forma?
Qualquer organização que não centralize as suas operações e funcione de forma atomizada pode ser considerada do tipo virtual. Um exemplo desse tipo de organização é a Amazon.com.
Quais são as principais características da organização funcional?
Autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, centralização das decisões, ênfase na especialização.
O que é uma organização matricial?
A organização matricial é uma das mais modernas estruturas contemporâneas, que combina a estrutura funcional e a estrutura por projetos. A sua matriz apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou projetos.
A estrutura matricial pretende satisfazer as necessidades organizacionais de especialização e de coordenação lateral. A cadeia de comando ou hierarquia é enfraquecida.
Quais são as principais diferenças entre uma gestão centralizada e outra descentralizada?
Na gestão centralizada, poucas pessoas detêm a responsabilidade e o poder de decisão. Dessa forma, corre-se o risco de tomar decisões enviesadas, equivocadas e fora do tempo. A gestão descentralizada é, em geral, mais criativa e sempre mais democrática, proporcionando maior senso de integração a todos os membros organizacionais.
As empresas familiares tendem a seguir o modelo centralizado ou descentralizado? Por quê?
As empresas familiares tendem a seguir o modelo centralizado, pois, como possuem uma cultura organizacional fortemente relacionada a questões pessoais, acabam funcionando sob o comando ou a vontade dos seus donos/gestores e das suas vontades pessoais.
Elenque as principais vantagens e desvantagens da organização informal.
A organização informal pode apresentar vantagens, como a criatividade e a flexibilidade, e desvantagens, como falta de planejamento ou mesmo no quesito de tomada de decisão.
Quais são os principais fatores a serem considerados na definição da estrutura organizacional?
O fator primordial é, sem dúvida nenhuma, o negócio em si da organização. Depois disso, uma série de questões e fatores devem ser considerados e evidenciados, como: tamanho, modelo de negócio, estrutura física necessária, suporte, relação com stakeholders, etc.
Por que a estrutura organizacional é primordial para o sucesso dos negócios?
A estrutura organizacional é essencial pois, se não temos uma estrutura minimamente capaz de suportar um negócio, logicamente, ele não poderá existir. A estrutura é a responsável, em última análise, pelo próprio funcionamento de qualquer negócio.
Defina as principais características e diferenças da especialização do trabalho e de departamentalização.
A especialização do trabalho é utilizada para descrever o grau em que as tarefas organizacionais são separadas e divididas em diferentes funções bem determinadas. A departamentalização, por sua vez, surge como uma consequência da especialização, pois é preciso que as atividades estejam agrupadas para que possam ser melhor coordenadas. Departamentos usuais são: produção, comercial, RH, marketing, compras.
Quais são os elementos que definem a estrutura hierárquica de uma organização?
São os níveis que representam os três patamares básicos da organização: nível estratégico; nível tático e nível operacional.
Quais são as implicações da globalização nas estruturas e nos processos organizacionais?
O processo de globalização faz com que as estruturas e os processos organizacionais tenham de ser mais flexíveis e ágeis, por conta, principalmente, da ampliação da competitividade.
De que forma as estruturas organizacionais podem ser diferentes?
As estruturas organizacionais podem ser diferentes em três níveis: nível da corporação – por exemplo, a Petrobras tem vários tipos de atuação, como: exploração de petróleo, posto de gasolina, transporte, gás, etc.; nível da UEN – Unidade Estratégica de Negócio – seria apenas uma parte do negócio, como, por exemplo, o McDonald's, que, dependendo do país, vende um produto específico: na França, vende croissant, e nível da empresa – a empresa, na sua menor unidade, por exemplo, um gerente do McDonald’s local fazendo uma pequena interferência na sua loja.
Como as questões culturais podem funcionar como uma barreira para processos de reestruturação organizacional?
A cultura organizacional representa também um passivo, pois, por meio dos seus ritos, das suas crenças, dos seus valores e heróis, limitam a ação e a expectativa de mudança do ambiente empresarial.
Explique como funcionam os seguintes modelos de estrutura divisional: por processo, por projeto, por produto ou serviço.
estrutura divisional por processo – são agrupadas, na mesma unidade, pessoas que realizam atividades relacionadas com a mesma fase de determinado processo produtivo (como, por exemplo, a divisão de uma fábrica de cigarros em setor preparação de folhas de fumo, setor embalagem, desenvolvimento de novos produtos, etc.);
estrutura divisional por projetos – são agrupadas, em uma mesma unidade, pessoas que realizam tarefas associadas a um mesmo projeto. Em geral, são formadas equipes multidisciplinares para a realização de cada projeto e
estrutura divisional por produto ou serviço – são agrupadas, em uma mesma unidade, pessoas que lidam com o mesmo produto ou linha de produto/serviço.
Como fatores condicionantes para os modelos, podemos citar:
elevada diferenciação entre os produtos de uma empresa e
necessidade de elevado grau de especialização por tipo de produto. Por exemplo: uma montadora de veículos
...