A Função e os Benefícios da Estrutura Organizacional
Por: Amanda Pereira • 1/7/2019 • Trabalho acadêmico • 6.454 Palavras (26 Páginas) • 134 Visualizações
CAPÍTULO 1:
Estrutura Organizacional 12
Introdução 12
Estrutura Organizacional: conceitos base 14
Definições 14
A Função e os Benefícios da Estrutura Organizacional 16
Componentes da Estrutura Organizacional 17
Nível de Formalização (Estruturas Formais e Informais) 19
Departamentalização 22
Atribuições 24
Condicionantes da Estrutura Organizacional 29
Fator Humano 30
Fator Tecnológico 31
Fator Objetivos/Estratégia 31
Fator Ecológico (Ambiente) 31
Abordagens para Estruturas Organizacionais 32
Estruturas Mecanicistas e Orgânicas: O modelo de Burns e Stalker 33
Estruturas Tradicionais 36
Estruturas Inovativas 37
CAPÍTULO 1: Estrutura Organizacional
INTRODUÇÃO
A estrutura organizacional deve ser definida uníssono a estratégia de negócios das organizações. A eleição de uma estrutura em desvantagem de outra irremisivelmente envolve vantagens e desvantagens, destacando certos aspectos relativamente a outros. A questão importante a acercar em qualquer estratégia de gestão é que se evidencie nos aspectos mais imprescindíveis e, dessa maneira, emane as condições necessárias para que sejam alcançados. Em geral, a administração dessa estrutura deve obter concentrar-se na cadeia de valor horizontal dos negócios : a gestão de suprimentos, produção, comercialização, finanças; e na gestão dos talentos humanos, bem como estar completamente focada na gestão da cadeia de valor vertical do setor onde a empresa opera: seu macro segmento, conforme mostra a Figura 1 .
As estruturas organizacionais, como será apresentado ao longo deste capítulo, já foram mira de estudo de diversos autores. Analisando estas teorias, pesquisas e estudos deste ramo da Administração compreende-se que os desenhos organizacionais encaixaram-se às condições de contorno da época e às conjunções em que foram utilizados.
A proposta deste capítulo é mostrar os importantes conceitos que englobam as teorias das estruturas organizacionais e outros tipos de estruturas das organizações, contestando opiniões de diferentes autores.
[pic 1]
Figura 1. Cadeia de Valor Empresarial
Fonte : Adaptado a partir do modelo consultor da PricewaterhouseCoopers.
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS BASE
- Definições
Falando neste capítulo de organizações e suas estruturas, é essencial conceituar, mesmo que de maneira curta, modos que serão recorrentes ao longo deste texto.
Diversos foram os autores que exibiram seus pontos de vista e suas conclusões a respeito de organização e estrutura organizacional. Por não ser este o foco primeiro deste capítulo, compararam-se as definições que mais se igualam do presente estudo.
Galbraith (1977:3) conclui organização como uma junção de pessoas com o fim de conquistar algum propósito compartilhado por meios da administração do trabalho, integrado por processos de decisão baseados em informações, continuamente através do tempo.
Segundo Vasconcellos (1989:3) a estrutura de uma organização conclui-se como decorrência de um processo por meio o qual a autoridade é administrada, as funções desde os graus mais simples até a Administração complexa são caracterizadas e um sistema de comunicação é traçado permitindo que as pessoas executem as atividades e desenvolvam a autoridade que lhes é competida para atingir as metas organizacionais.
Para Oliveira (2000:85) a estrutura organizacional é a união envolta de compromissos, autoridades, comunicações e decisões das sedes organizacionais de uma empresa.
Maximiano (1986:153) ensina que para unir as atividades especializadas, é preciso estipular uma rede de conjunção entre pessoas ou grupos de pessoas, de forma que suas atividades sejam certeiros com a tarefa final. Esta estrutura de ordenação chama-se estrutura organizacional. A estrutura organizacional, então, é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, e define não apenas as atribuições
específicas, mas inclusive a maneira como devem estar conectados os diversos grupos especializados, chamados departamentos.
Na conclusão de Robbins (2002:401), um estudioso do comportamento humano da Universidade do Arizona, as organizações tem estruturas diferentes, que têm baque sobre as atitudes e comportamentos de seus empregados. A estrutura organizacional diz como as atividades são formalmente manejadas, agrupadas e organizadas.
Segundo Myers (1996:2), a apresentação da organização é a conclusão da interação da estratégia, contexto organizacional e comportamento próprio. Com o risco da superfacilitação, ou seja, que gerentes precisam optar a abordagem correta para os mercados corretos, formar processos para dispor produtos e/ou serviços de qualidade para esses mercados, e estimular pessoas para realizer de acordo com os focos da empresa. A criação da estrutura organizacional teem em conta três fatores imprescindíveis de sucesso: estratégia, organização e motivação. Na sua teoria esta abordagem resume que as ações de um individuo são influenciadas pela situação envolta dela. Muitas práticas vindas deste pensamento são fundamentadas na crença que empresas alcançam uma performance capaz, alinhando, ou tornando real, diversos fatores organizacionais.
...