A Geopolítica
Por: paolabueno95 • 26/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 603 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
TÓPICO 5
GLOBALIZAÇÃO:
A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
Resumindo, na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.
ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS POSITIVOS:
-Geração de novos empregos;
-Desenvolvimento da Tecnologia;
-Redução das distâncias (possibilidades de locomoção mundial – avião).
ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS NEGATIVOS:
-Desemprego (por conta da tecnologia);
-Obsolescência programada (produtos de má qualidade);
-Desumanização da sociedade (só os ricos importam);
MULTINACIONAIS:
Multinacionais são empresas que são conhecidas pelo mundo todo e tem sua matriz em seu país sede e filiais espalhadas pelo mundo.
(ex: Mc Donald's, Petrobras, Coca-cola, Pepis, etc...)
Elas se interessam por países subdesenvolvidos, pois elas terão menos gastos com impostos, o salario mínimo desses países é mais baixo, enfim, terão menos gastos.
TÓPICO 6
NOVAS FRONTEIRAS INTERNACIONAIS:
Com término da guerra fria (ordem mundial bipolar), os EUA ficaram por algum tempo como catalisador da Unipolaridade, ou seja, como ícone do capitalismo vencedor e como provável líder da nova ordem mundial.
Porém, outros países se desenvolveram e formaram um grande poderio financeiro, industrial e tecnológico, e isto significa que não mais apenas os EUA dominam sobre o planeta (o que seria a ordem unipolar), mas também estão no quadro de liderança outros poderes no espectro econômico atualmente, a exemplo de países como a Alemanha, Japão, Inglaterra, China e outros.
PAZ NA NOVA ORDEM MUNDIAL:
Não há sentido em guerras e conflitos militares de dominação/ expansão territorial, visto ser muito mais vantajoso o comando econômico e as influências políticas pautadas no comércio internacional e não em ameaças de uma terceira guerra mundial. Assim o imperialismo assume novas formas e perspectivas de influência e dominação.
GUERRAS NO CONTEXTO GEOPOLÍTICO ATUAL:
Existem alguns países ou nações que persistem em conflitos militares como estrutura política, mas também com objetivos econômicos, criminosos, religiosos ou étnicos, com vistas à expansão e dominação alheia, tanto de territórios como de bens materiais e bens éticos simbólicos.
TÓPICO 7
CONFERÊNCIA DE BERLIM / PARTILHA DA ÁFRICA:
Em 1885, terminava na Alemanha um encontro de líderes europeus que ficou conhecido como Conferência de Berlim. O objetivo era dividir África e definir arbitrariamente fronteiras, que existem até hoje.
GENOCÍDIO EM RUANDA:
BREVE HISTÓRIA: Ao contrário dos seus vizinhos, Ruanda, que era um reino centralizado, não teve a sua “sorte” decidida na Conferência de Berlim 1885, mas só foi entregue ao Império Alemão em 1890 por meio de uma conferência em Bruxelas, em troca de Uganda e da ilha de Heligoland.
...