A Gestão de Projetos
Por: socorrohelp123 • 28/12/2022 • Tese • 3.210 Palavras (13 Páginas) • 79 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
Christian Garcia Luiz - RA 169112
Felipe Marino da Costa - RA146030
Fernanda Mayumi dos Reis - RA 171383
Marcel Moscatelli de Souza - RA 183242
Pedro Henrique de Oliveira Santos - 185686
SISTEMA DE PRODUÇÃO DO APLICATIVO ”LET’S GO OUT”.
LIMEIRA
2018
Proposta de Produto e Análise da demanda.
Valor
A proposta única de valor de nosso aplicativo é integrar o social e o digital promovendo uma melhor qualidade de tempo e diminuição das incertezas de adequação de perfil nos espaços de convívio social. Promove também um melhor relacionamento entre os ofertantes de produtos e serviços com os usuários diminuindo as assimetrias de mercado alocando de forma mais eficiente recursos, assim, gerando mais valor (incentivos de compras como desconto, promoções, etc) para cada buyer persona.
Problema
A equipe identificou a necessidade de disponibilizar um aplicativo que facilitaria a decisão dos usuários em seus momentos de entretenimento e alimentação. Muitas vezes as pessoas não sabem para onde ir, pois desconhecem sobre as novidades que existem e acabam indo nos mesmos lugares que já conhecem ou se divertindo com os mesmos entretenimentos, fazendo que não desfrutem de novas experiências e momentos.
Solução
A solução do nosso aplicativo é fazer o “match” entre pessoas que buscam novas oportunidades de entretenimento e novos lugares para comer com estabelecimentos e locais que oferecem essas experiências baseados nos gostos e desejos dos usuários. Isso tudo nas proximidades de onde se encontra o usuário do aplicativo. Para o usuário, é a solução para a falta de criatividade para sair e com a comodidade de escolher a distância que está disposto a percorrer. Já para os estabelecimentos é a oportunidade de saírem do anonimato e estarem em contato direto com seu público alvo, auxiliando na divulgação de sua marca e no alcance de clientes.
Segmento de Clientes
O segmento de clientes que buscamos atender são jovens que buscam um entretenimento ou algo para comer e precisam de novas ideias ou sugestões para terem novas experiências. Vale ressaltar que os usuários do aplicativo não irão pagar para utilizar o app.
A Content Trends 2016 buscou alcançar profissionais de marketing e empresários de empresas de diversos segmentos do mercado. Entre todos os participantes da pesquisa, 70% afirmaram usar o marketing de conteúdo para promover sua empresa e alcançar seus clientes, número impressionante que demonstra a importância da estratégia.¹ Isso reforça a necessidade das empresas utilizarem o marketing para aumentarem sua visibilidade, e é algo que nossa aplicativo promove. Como o aplicativo se configura como um canal de marketing para as empresas com baixo custo e alto Retorn of Marketing Investiment (ROMI) a plataforma apresenta alta atratividade para parceiros comerciais.
Previsão de Demanda
Após a realização de uma pesquisa online, com a participação de 20 pessoas, sobre a utilização do aplicativo e o que se espera dele, temos os seguintes resultados:
[pic 1]
100% dos participantes dizem que teriam interesse em utilizar o aplicativo, o que demonstra um grande interesse nesse tipo de ferramenta.
[pic 2]
Em relação à frequência de sua utilização, 50% dos participantes afirmam que iriam utilizar o aplicativo somente algumas vezes, enquanto que as outras 10 pessoas dizem que o usariam muitas vezes, o que indica que mesmo que esteja balanceado em relação a sua utilização, seria um aplicativo recorrente no dia-a-dia dos participantes.
Após sabermos o tipo de aceitação que teria o aplicativo, queríamos saber quais seriam as motivações para as pessoas usarem o aplicativo e o que os faria deixar de utilizá-lo.
Motivações:
>Praticidade em encontrar novos lugares
>Fácil utilização
>Segurança das informações pessoais
>Agilidade para relacioná-los a algum lugar referente aos seus gostos, dessa forma, facilitando as suas escolhas
Desmotivações:
>Ser um aplicativo pago
>Ocorrência problemas técnicos recorrentes
>O aplicativo indicar lugares que não estão relacionados com as preferências dos usuários
>Apresentar complexidades em sua utilização
Para fins de sabermos a sazonalidade de utilização de nosso aplicativo, foi questionado em qual época do ano haveria mais procura (épocas frias do ano ou quentes).
[pic 3]
Segundo os resultados que obtivemos, conforme gráfico acima, percebemos que nosso serviço não seria muito afetado por esse indicador, pois não sofre muitas variações de demanda de acordo com o período, ou seja não é algo de procura sazonal.
De todas as respostas coletadas, apenas o que equivale a 5% dos resultados utilizaria o app nas épocas mais frias, sendo 95% indiferentes ao clima/período do ano/mês.
Outro ponto que foi questionado foi quanto aos estabelecimentos em que as pessoas possuem interesse e mais frequentariam. Em suma, os restaurantes que oferecem comidas veganas, comidas caseira, pizzarias são os que mais apresentam interessados e possivelmente uma maior demanda. Os bares também apresentam uma boa demanda, mas ainda inferior aos demais restaurantes.
Por fim observamos também o que os clientes esperavam de um aplicativo como o Let´s Go Out e alguns pontos foram abordados.
Acima de tudo, foi solicitado que o aplicativo tenha uma interface simples, de fácil entendimento, que traga informações que facilitem e agilizem a vida dos consumidores, com boas indicações. Relacionar o perfil do cliente com a indicação de um bom restaurante de forma certeira também foi citado como uma das expectativas das pessoas para/com o App. O Let´s Go Out foi visto também como algo a auxiliar na praticidade, apresentando novos lugares de escolha, possibilitando ao cliente encontrar aquilo que ele deseja, de acordo com as exigências informadas, sem ser necessária muita pesquisa.
...