A Gestão de Projetos
Por: Nataly Souza • 18/3/2023 • Artigo • 455 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
AULA 05: GERENCIAMENTO DE PROJETOS
TUTORA: PALMINA ALDA FERREIRA DE SOUSA
PORTFÓLIO V
Nos dias de hoje é cada vez mais fácil perceber que o gerenciamento de projetos é um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho. E para suprir as necessidades desse rápido crescimento podemos ver o quanto o MS Project se destaca, sendo um software de gerenciamento de projetos mais utilizado em todo o mundo.
O Microsoft Project é o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação. A utilização do MS Project é fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução dos projetos. Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, o programa proporciona facilidades aos líderes como: calendários detalhados, distribuidores automáticos de tarefas e visualização de dados em múltiplos ângulos, entre outras vantagens, além de avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos. Com a correta utilização deste software, podemos ter o controle total de cada projeto e ficarmos preparados para tomar decisões estratégicas. Ele que permite o responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam, trabalhar alinhado à utilização de recursos, custos, cronograma e as demais áreas do PMBOK ou o Guia mundial de boas práticas em gerenciamento de projetos.
Todavia, tão importante quanto saber o que é MS Project, é saber sua importância. Ele é um software de gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas da gestão. Porém, as esferas em que ele é mais diretamente relacionado são nas missões de planejamento e controle, tornando-se fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução de projetos. Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos e, com a correta utilização deste software, é possível ter o controle total sobre projetos e ficar preparado para tomar decisões estratégicas. Através do seu uso, também pode idealizar e programar atividades, controlar prazos, estabelecer custos, designar recursos e qualificar o grau de importância de um projeto como um todo.
Para tomadas de decisões em situações emergenciais, o MS Project apoia o gestor na busca de respostas rápidas para perguntas frequentes nestes momentos, onde as dúvidas mais comuns são: como saberei os prazos de cada tarefa? Quais serão os gastos? Quais tarefas preciso executar?
Por fim, são essas respostas que o MS Project auxilia o gestor para buscar soluções de forma assertiva e prática, por meio de gráficos e dados precisos sobre todos os processos e etapas de um projeto, além de desenvolver relatórios e trilhas de atividades.
REFERÊNCIAS: https://www.laboneconsultoria.com.br
https://solar.virtual.ufc.br
...