A Iniciando um Projeto com TAP e Business Case Gerência de Projetos de TI
Por: rll32mtx • 9/6/2021 • Artigo • 639 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
ATIVIDADE DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL
Elaborado por: Edson
Disciplina: Fundamentos de Gestão de Projetos
Turma: Gestão de Projetos
Tarefa:
Resenha crítica destacando a diferença entre projetos e operação, bem como a diferença entre projetos/programas/portfólio, acompanhada de um exemplo de cada caso (operação continuada, projeto, programa e portfólio) acompanhado de um exemplo.
- Diferença entre Projetos e Operação:
Basicamente todo projeto é temporário e cria um resultado exclusivo, já a operação é uma atividade contínua.
Um projeto sempre será singular e com temporariedade, segue um ciclo de vida, com fases de estudo de viabilidade técnica e econômica, também terá uma concepção, um design, construção ou implantação e entrega, dependendo do tamanho do projeto poderá ter outras fases, está limitado a prazo, custo e recursos. A construção de um estádio de futebol é exemplo de um projeto de grande porte.
Já a operação é uma série de atividades com objetivo de obter resultados (output uniforme), sendo estes repetitivos (cíclicos), sem data definida para encerramento, bem distinto das três principais características de um projeto. A atividade de manutenção, segurança e limpeza de um estádio de futebol é um exemplo de uma operação.
- Diferença entre Projetos, Programas e portfólio:
Os projetos facilitam atender os objetivos dos programas, possuem um prazo com fim definido, atuam com custo e equipe reduzida. Já os programas são mais complexos ou de maior porte, podem ter uma equipe grande e que se sobrepõem, pode não ter um fim ou serem temporários e em sua maioria está associado a estratégia da companhia. Por último, o portfólio unifica diferentes iniciativas para que a empresa possa atingir suas metas com mais facilidade, por meio de um conjunto de projetos, programas e operações gerenciados em grupo, a fim de atingir os objetivos estratégicos.
- Exemplo de operação continuada, projeto, programa e portfólio:
Exemplo de operação continuada:
Uma empresa decide colocar um tipo de ração em produção por 5 anos, ou seja, já existe o conhecimento sobre como produzir a ração, há um intervalo de tempo definido, porém, também temos uma continuidade no trabalho realizado em uma operação. Ou seja, a produção do novo tipo de ração seguirá exatamente os mesmos procedimentos ao longo destes 5 anos, ou seja, a produção será sempre realizada desta mesma maneira, caracterizando essa atividade como uma operação.
Exemplo de Projeto:
A implantação de um novo sistema de monitoramento de ativos de informática é um projeto por que possui um clico de vida com objetivo claro e definido, permitindo acompanhamento do progresso (progressividade), será singular por trata-se de um projeto sem igual e com um prazo definido (temporariedade). Também há um custo e recursos limitados para obter o objetivo fim, com uma iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, por fim terá um encerramento. Após a implantação, homologação, correções necessárias, o seu uso em ambiente produtivo será o produto do projeto.
...