A Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
Por: Regina • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 466 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Unidade 1
ATPS DE EMPREENDEDORISMO
PROFESSORA DENISE
TAUBATÉ
Abril/2013
Etapa1 – Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO
De acordo com a auto-avaliação, a média do grupo foi de 113 pontos, tendo assim indivíduos com características empreendedoras e que às vezes se comportam como um, mas que podem se desenvolver mais, o grupo tem mais administrador do que empreendedor sabe se que um bom empreendedor tem que ter a habilidade de se inovar, fazer com que as coisas e ou planejamento aconteçam. Percebe-se que todos do grupo tem algo que goste de fazer e dentro disso pode surgir um empreendedor, porém é necessário arriscar, ousar naquilo que se acredita.
O talento empreendedor resulta da percepção, direção e de muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe esse talento, há oportunidades de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Mas o talento sem idéias é como uma semente sem água (Dornelas, 2012, p. 42).
Entende-se que a média do grupo foi inferior ao desejado, já que todas as características positivas e/ou necessárias para um bom empreendedor estão na média 120, é nessa faixa que está reunida as características comuns ao empreendedor.
DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR
O empreendedor tem a capacidade de fazer que suas dificuldades tornem-se motivos de motivação, já o administrador usa suas dificuldades apenas como projeção para o futuro. O empreendedor consegue programar seus sonhos, e aceitar os riscos em suas tomadas de decisões, já o administrador trabalha com metas e objetivos sempre bem estabelecidos de maneira a correr menos riscos. Mas ainda que o empreendedor e o administrador sejam incomuns em algumas atividades compartilham características semelhantes no ambiente profissional.
Etapa 2 – Identificando Oportunidades
AVALIANDO OPORTUNIDADES
Decidimos investir na área de Prestação de Serviços, diaristas, jardinagens e paisagismos. Pensando como clientes, os profissionais desse mercado estão cada vez mais difíceis. Acreditamos a facilidade hoje em relação aos estudos e a qualificação profissional, fez com que a quantidade e a qualidade desses serviços diminuíssem muito, enquanto a demanda só aumenta. Sabemos que o mercado de diaristas tem contado com a inassiduidade, morosidade e passividade desses profissionais, o que acreditamos ser os pontos francos deles. Na região não encontramos concorrentes direto por isso o retorno financeiro dessa empresa será alto, já que em
...