A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO
Por: Lucas Correa • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 978 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
LUCAS DAMIÃO CORREA
RA 1400021
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
SEMESTRE: 5º
TEMA: A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO.
CARAGUATATUBA
2016
SUMÁRIO:
1 INTRODUÇÃO. 1
2 INÍCIO DA INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO. 1
3 A CRIAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. 2
4 A PARTICIPAÇÃO DA MULHER ATUAL NO MERCADO DE TRABALHO. 3
5 CONCLUSÃO. 4
6 REFERÊNCIAS. 5
1 INTRODUÇÃO.
O objetivo deste trabalho é discutir a posição da mulher no mercado de trabalho, destacando a evolução de seu papel familiar, forma de pensamento e a necessidade de sua adaptação aos acontecimentos históricos que resultaram em sua inserção no mercado de trabalho. Destacarei também a luta constante das mulheres para garantir a atual situação e desenvolvimento profissional.
Grande parte do material pesquisado para explanação foram as unidades I e II de Estudos Disciplinares ministradas pela Prof. Bernadete Lenza e outras fontes externas.
2 INÍCIO DA INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO.
A humanidade sempre estabeleceu o papel do homem e da mulher na sociedade. No passado a mulher tinha como papel ser esposa, mãe e dona de casa, cabia ao homem a tarefa de trabalhar fora e trazer o sustento para todos. Somente com o passar dos anos e constantes mudanças na economia a mulher inseriu-se vagarosamente no mercado de trabalho.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) os homens eram convocados para as batalhas e as mulheres passaram a assumir o lugar do homem no mercado de trabalho de forma a tocar os negócios familiares e buscar emprego fora do lar. Outro fato que podemos citar foi que com a Revolução Industrial houve o aumento da produção têxtil devido a transferência do trabalho caseiro para as grandes indústrias. As mulheres e as crianças eram a mão de obra mais utilizada, pois recebiam um salário menor que os homens mesmo trabalhando em funções iguais.
A necessidade fez com que a mulher fosse inserida no mercado de trabalho de modo vagarosamente e em meados da metade do século XX a liberdade e a independência financeira das mulheres são notadas como uma grande reviravolta histórica, considerando-se o enorme preconceito e condições expostas pela sociedade, a luta para vencer tais barreiras são muito antigas.
3 A CRIAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
O dia internacional da mulher é o resultado de muitas lutas, fatores e reivindicações das mulheres principalmente nos Estados Unidos da América e continente europeu. Tais reivindicações seriam por melhores condições de trabalho e direitos sociais, o movimento teve início na segunda metade do século XIX e perdurou até as primeiras décadas do século XX.
Em 8 de março de 1857 trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova York realizaram uma greve por melhorias nas condições de trabalho e igualdade de direito entre os sexos, a polícia local somente conseguiu conter a manifestação através da violência deixando assim muitas vítimas. Em memória à manifestação de 1857 um grupo de trabalhadoras do comércio de agulhas em Nova York realizou outra manifestação no dia 8 de março de 1908 que reivindicou também o direito de voto à mulher e fim do trabalho infantil, o movimento fora reprimido violentamente pela polícia.
Somente com uma tragédia ocorrida no dia 25 de março de 1911 na fábrica de tecidos Triangle Shistwaist, onde cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados durante um incêndio em função das condições precárias de segurança e trabalho no local que houve mudanças nas leis trabalhistas, gerando melhores condições para os trabalhadores norte – americanos.
Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março seria considerado o “Dia Internacional da Mulher” homenageando os movimentos que lutaram pelos direitos das mulheres e tentando obter apoio internacional pela luta em favor do direito de voto para as mulheres. A data somente foi reconhecida pela ONU no ano de 1975, passando assim a ser celebrada mundialmente.
4 A PARTICIPAÇÃO DA MULHER ATUAL NO MERCADO DE TRABALHO.
Atualmente a participação da mulher no mercado de trabalho é maior que em anos anteriores, porém ainda se nota a desigualdades nas condições de trabalho perante o homem no quesito remuneração, oportunidades e funções nas empresas. Em meio à crescente inclusão
...