A Marx e Engels Compreenderam Que as Relações Estabelecidas Entre as Classes
Por: Vitoria Breezy • 6/6/2019 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
[pic 1]
Situação problema:
Marx e Engels compreenderam que as relações estabelecidas entre as classes são, em geral, marcadas pela opressão de uma classe sobre a outra. Ou seja, as relações sociais de produção eram baseadas na exploração do trabalho de uma classe sobre a outra e, em geral, esse processo era acompanhado de altas doses de violência. Para os autores, ao longo da história, os conflitos de classe são a mola propulsora das transformações e das mudanças.
Nesta atividade, façam uma avaliação crítica-analítica sobre como as relações sociais de produção e o Estado são importante para a compreensão do capitalismo.
Vamos deixar claro que para Marx e Engles, os autores do Manifesto do Partido Comunista, a luta de classes se dava em um contexto político que se define á uma época, que seria a Revolução Industrial. A revolução industrial foi um processo histórico, onde se originou o capitalismo a uma realidade em todo o planeta.
O capitalismo é um sistema político econômico que se caracteriza pelo neoliberalismo que nada mais é que, uma política de livre comércio entre os países. De maneira que a produção é controlada por uma pessoa ou entidade, que se dá pela exploração por meio da extração da mais –valia, porção do trabalho que garante o acumulo de capital ao capitalismo.
Baseado nas premissas acima, acabam muitas vezes por insatisfazer as condições mínimas de trabalho dos empregados, que muitas vezes eram obrigados a exercer suas funções no seu vínculo empregatício sob as condições péssimas de trabalho com altas doses de violência. Onde era empregado o domínio de uma classe sobre a outra, como colocam os autores.
A revolução industrial a divisão das classes se dava entre burgueses e proletários, sendo os primeiros proprietários dos meios de produção e os últimos a força de trabalho. O fato das classes sociais existiam e estabeleciam relações entre si, e não era nenhuma novidade apenas constituía a base material, que era chamada de infra estrutura econômica da sociedade, mais era necessário entender o modo como estabeleciam as relações e conflitos e contradições que podiam ser observadas.
A burguesia era uma estrutura que garantia os interesses da classe dominante sobre a classe dominada. Por meios de normas do direito estatal estariam garantidas as dinâmicas de exploração da burguesia, por meio de um contrato de trabalho aparentemente imparcial, mas que beneficiaria mais o capitalista. Sendo assim o Estado seria sempre dominado pela burguesia.
Assim os autores Marx e Engels observava que ao longo dos conflitos as classes iam se tornando propulsora e impulso das transformações e das mudanças entre modo de produção, relações sócias de produções e luta entre as classes. Um dos grandes traços que podemos destacar daquela época era o progresso, na formação econômica da sociedade e o modo asiático, o antigo, o feudal e o moderno burguês.
A exploração do trabalho e a luta de classes permanecem até os dias de hoje no capitalismo contemporâneo, a natureza desse sistema é um conjunto de uma infinidades de mudanças sócias, fez com que a distinção crua entre burgueses e proletários, não mais representasse inteiramente as relações sócias de produção. De forma semelhante, o Estado moderno, ainda que continue a atender os interesses capitalistas, não se impontando com o trabalhadores que ainda estão sendo explorados de forma abusivas pelo capitalismo como previa Marx, não atua da mesma forma que como descrevia, acredito que mascaram a forma de atuar.
Um das obras de Marx e Engels citada a cima é o “Manifesto Comunista” que foi escrita no de 1848. Que foi designada para a Revolução Industrial. Outra obra de Marx e Engels que podemos extrai mais conhecimento é o “Trabalho assalariado e Capital” que foi criada no ano de 1850. Que expõe aspectos enfatizados na discussão marxista sobre o trabalho e o assalariamento tem a ver com a construção da mais-valia. Outra obra escrita pelos autores Marx e Engels é a "Mensagem da Direção Central da Liga Comunista “foi um documento distribuído secretamente (panfleto) na época, escrito por Marx e Engels em Março de 1850 aos membros da Liga dos Comunistas (publicado por Engels em 1885.
...