A PRÉVIA PULL SPORT
Por: frannboeza • 21/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 1.877 Visualizações
mesmos.
A sede da empresa era dividia em dois prédios, um deles era destinado para a fabricação Resumo
Sumário
- – Introdução
O Projeto Multidisciplinar Ambiente Operacional, tem como objetivo de estudo analisar e descrever o ambiente interno da empresa Pull Sport. A empresa escolhida para análise passara por um processo de respostas a questões relacionadas a suas características.
A metodologia usada foi a pesquisa de campo e o material com envolvimento da teoria bibliográfica sobre o estudo do caso da empresa Pull Sport, a mesma, atuava com confecção de vestidos de malhas em alta moda na década de 60. Através desse relatório será possível compreender como ela funciona no seu ambiente interno e propor reflexões sobre as decisões, atuação do serviço prestado, ramo de atuação e impactos com base de apresentar os resultados operacionais da organização.
- - Descrição da Empresa Pull Sport
A empresa Pull Sport era uma empresa de pequeno porte que atuava no ramo têxtil, confeccionando vestidos e malhas. Seus vestidos eram populares devido a qualidade dos de malhas e o outro para administração da empresa, almoxarifado e fabricação de roupas completas.
- - Estrutura organizacional:
Uma empresa com sua própria estrutura organizacional, a produção era realizada conforme os pedidos e ordens dos chefes de cada setor. Além dos funcionários da empresa, eles contavam com costureiras autônomas, terceirizando a costura para a fabricação de roupas completas, cada costureira contava com sua própria equipe.
- – Hierarquia
A Pull Sport é administrada por quatro sócios, o sócio majoritário, Sr. D.Z. Ele está presente na empresa diariamente, porém não toma decisões e não opina sobre assuntos de moda e confecção. Os outros sócios aparecem praticamente todos os dias na empresa, porém com horário flexível.
A empresa não tem um organograma pré-definido, além das costureiras autônomas, conta com 200 funcionários, os quais são divididos por setor. Cada setor tem seu chefe, mas mesmo assim várias pessoas mandam na empresa.
- – Divisão de Tarefas
É perceptível que a divisão de tarefas não acontecia de uma forma programada, visto que o Sr. D.Z. e seus sócios tentavam realizar o maior número de tarefas dentro da empresa pensando apenas no resultado final. O acumulo de tarefas para uma única pessoa na empresa acarretou a diversos problemas na gestão organizacional.
- - Princípios da administração:
A empresa trabalhava com princípios básicos, ou seja, os princípios que formam um círculo de interdependência, sendo eles: planejamento, organização, controle e direção.
Planejamento: realizado de acordo com a moda europeia, visto que esporadicamente dois ou três sócios viajavam para a Europa e traziam modelos, de acordo com a tendência atual do continente.
Organização: a empresa não tinha muita organização nos processos de fabricação e administração, podemos dizer que, era um processo de um ajudando ao outro e assim entregavam as encomendas aos lojistas conforme conseguiam.
Controle e direção: não havia controle e direção efetiva dentro da empresa, as peças eram produzidas sob demanda e não era acompanhado os resultados, nem o estoque e os gastos.
3- Gestão de Material da empresa
4- Estilos de Liderança
5 – Relação de Admissão e Demissão
O gerente administrativo, Sr. Paulo, não tinha autonomia para nenhuma decisão. Se ele recebia as reclamações dos funcionários, e mesmo achando que não era certo, as pessoas não o respeitavam e o questionavam: “Paulo, se o Sr. Não demiti-lo eu vou falar com o Sr. DZ”.
O sócio administrador, Sr. DZ, por sua vez, não tinha critério na hora de contratar ou demitir um funcionário de sua empresa. Se um funcionário chegasse até ele reclamando de um outro funcionário e falasse que era para demiti-lo, o sócio imediatamente fazia isso e, se dias depois a mesma pessoa ou outra chegasse para ele e falasse que a pessoa demitida estava fazendo falta, ele mandava recontratá-lo.
6 – Cultura Organizacional
7- Relação de poder na empresa
...