A Pesquisa Operacional
Por: jeffersonstylo16 • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.644 Palavras (7 Páginas) • 391 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO – A empresa 06
3 LEVANTAMENTO DE DADOS 06
4 RESULTADOS 07
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Hoje nem todas as organizações abordam o fator Motivação para o aumento da satisfação de seus colaboradores, muitas são carentes nesse quesito. É nesse tema que iremos abordar e levantar dados nas quais muitas organizações veem seus colaboradores “morrerem” e levarem sua empresa junto.
Ainda existem organizações que por meio de seus gestores ou RH (Recursos Humanos), buscam manter seus colaboradores motivados com ações que ajudam a consolidar o sistema estrutural da mesma.
Como dizia Dubrin (apud BERGAMINI, 2008), a motivação é uma das mais poderosas forças, na medida em que as pessoas se esforçam para atingir uma meta que trará satisfação de suas necessidades. Para ele o auto-interesse representa uma “força motriz”.
Para motivar os colaboradores, além de bons salários, é necessário que haja um conjunto de benefícios diretos e indiretos, como consequência o ambiente de trabalho teria um clima organizacional melhor. Como forma de incentivar e reconhecer colaboradores dedicados, a motivação é um fator de suma importância para que a organização desenvolva suas atividades de forma mais eficiente, pois um colaborador motivado dedica-se mais para atingir seus objetivos e trazem bons resultados para organização.
“Com o passar do tempo, a motivação adquiriu diferentes interpretações, sem que nenhuma delas possa ser considerada como errada, ou destrua os argumentos da outra” (BERGAMINI, 2008, p. 42).
Os métodos motivacionais oferecidos pela empresa são alguns benefícios que são consideradas como salário indireto, mais falta ainda um dos fatores principais para motivar o funcionário, que é o reconhecimento, premiações por meta alcançada, treinamento, e ginástica laboral.
Para BERGAMINI (2008, p.108), “A motivação pode e deve ser considerada como uma força propulsora que tem suas fontes frequentemente escondidas dentro de cada um”.
Com base nessas informações, serão analisadas estratégias para motivar os funcionários de uma organização, com isso, será importante identificar as necessidades dos colaboradores de acordo com levantamento de dados, pesquisa, e gráficos.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa
A empresa utilizada em nossa pesquisa foi a GE Comércio Ltda (ELLO CELULAR), uma franqueada da “Claro” telecomunicações, a empresa foi criada a mais de 15 anos e está presente em 5 cidades satélites do Distrito Federal, possui em torno de 20 funcionários.
Concentramos nosso estudo em sua sede, que fica localizada no Terraço Shopping, na Octogonal, seus colaboradores têm apresentado grande desmotivação com salário e falta de gratificação. Com isto o rendimento de seus colaboradores tem diminuído e por consequência as vendas caíram também.
3 LEVANTAMENTO DE DADOS
No ano de 2015 o administrador da loja GE Comercio começou a notar uma baixa significativa em suas vendas, comparadas ao ano de 2014, onde seus colaboradores conseguiam alcançar as metas mensais de vendas e traziam bons lucros a empresa. Mas ao invés de incentivar seus colaboradores, o administrador decidiu que o melhor seria a cobrança diária de bom desempenho, o que resultou em colaboradores desanimados e insatisfeitos, assim os resultados deixaram de ser satisfatórios, caindo suas vendas e lucros em 30% mensal.
Já em 2016 houve muitas oscilações em suas vendas, pois os colaboradores são comissionados e por este motivo precisavam mesmo insatisfeitos correr atrás de resultados para receber seus salários. Mesmo havendo um grande esforço dos colaboradores, não acontecia um reconhecimento adequado por parte do administrador, sendo assim seus colaboradores continuaram desmotivados, desanimados e se sentindo desvalorizados. Até que o administrador notou que com isso caiu mais 20% de suas vendas e lucros em relação ao ano de 2015, totalizando um déficit de 50% de queda em relação ao ano de 2014. Veja no gráfico abaixo, a diferença de vendas entre os anos:
Vendo a atual situação de sua empresa o administrador tomou a decisão de contratar uma equipe que pudesse ajuda-lo a resgatar a autoestima de seus colaboradores e assim voltar a ter metas alcançadas e resultados mais satisfatórios em sua loja.
4 RESULTADOS
No dia 2 de janeiro de 2017 a equipe contratada para resolver os problemas motivacionais que os colaboradores da GE COMERCIO estava passando fizeram uma reunião, onde puderam ouvir cada um dos seus colaboradores. O relato dos colaboradores foram praticamente o mesmo, eles estavam insatisfeitos com a remuneração e com a falta de gratificação, pois mesmo que se esforçassem para vender e bater suas metas mensais não havia reconhecimento e também começaram a perceber com o passar do tempo que o salário praticamente não tinha muita diferença batendo ou não suas metas.
Sendo assim a equipe usou técnicas motivacionais como palestras de coaching motivacional, motivando-os através de ouvir individualmente e tentando entender seu ponto de vista (para que se sintam uma parte fundamental da empresa), estimulando tarefas desafiadoras (tarefas na qual tenham ligação direta com que costumam desenvolver normalmente), foi contratado também uma equipe para ministrar aula de ginastica laboral 1 (uma) vez por semana (como forma de acrescentar no estimulo motivacional dos colaboradores e também trabalhar a equipe como um todo), já com o gestor tiveram um trabalho ligado mais com o reconhecimento, para que o mesmo saiba reconhecer as qualidades de seus colaboradores, colocando inclusive bonificações caso o colaborador atingisse seus objetivos. Passando assim então a existir principalmente mais comunicação com sua equipe e uma equipe mais próxima de seu gestor rende mais, pois andam em sintonia e assim
...