A Proposta de Treinamento da NR 23
Por: renie • 1/3/2022 • Monografia • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
Pós-gradução Lato Sensu
Gestão de Pessoas
AVALIAÇÃO DO MÓDULO:
Treinamento e Desenvolvimento
Profª. Katia Marcolino
Proposta de Treinamento da NR 23
Aluna: Adrielle de Araujo Tuckmantel RA: 2266177042
Aluno: Celso Felipe Bueno RA: 2209122967
Aluna: Eliza Mitiko M. Furucaba RA: 1299114298
Aluna: Lucélia Carla Ramos RA: 1299114533
Aluna: Milena Rosolen de Mello RA: 1299114742
Aluna: Poliana Luzia de Souza Pinto RA: 2266319149
A EMPRESA
A empresa MELPACK está instalada desde o ano de 2005 na cidade de Leme/SP, atuando no ramo de produção de estofamentos para o mercado automobilístico.
No Brasil a empresa é nova no mercado, mas sua história começou no Japão, trazendo para nosso país conhecimento e experiência sobre a área para alcançar a excelência e qualidade em nosso produto.
Produzindo desde espumas simples até as mais sofisticadas com alta qualidade e tecnologia, a empresa tem a capacidade para atender a demanda do mercado brasileiro e alcançar novos objetivos.
Missão
Produzir material de alta qualidade para atender a demanda do mercado automotivo, acompanhando a evolução tecnológica.
Visão
Alcançar lugar de destaque no mercado, sempre trabalhando com excelência em qualidade do produto para atender os requisitos do cliente.
Política Integrada
- Produzir com excelência na qualidade afim de atender as necessidades de nossos clientes;
- Comprometimento e segurança dos colaboradores;
- Prevenção à poluição;
- Atendimento aos requisitos legais;
- Melhoria contínua de nossos processos (à posteriori);
SOBRE A NR 23
Prevenção e combate a incêndio (NR23)
O que é a NR 23?
A NR 23 é uma das Normas Regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT. O referido artigo, especificamente no inciso IV, dispõe sobre a proteção contra incêndios em geral e sobre as medidas preventivas adequadas a serem observadas, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização.
No estado de São Paulo o decreto estadual 56.819/2011 e a IT (instrução técnica) 17/2011 estabelecem as condições mínimas para composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem de Brigadas de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco, na prevenção e combate aos princípios de incêndio, abandono de área e primeiro socorros básicos, visando proteger a vida e o patrimônio, reduzir danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar como apoio.
Atribuições da Brigada de Incêndio:
A Brigada de incêndio tem como função cuidar dos setores da empresa vistoriando aparelhos, equipamentos de primeiros socorros, extintores, hidrantes, rotas de fuga e sinalização com o dever de informar ao técnico de segurança imediatamente caso encontrem qualquer alteração.
Também é dever cuidar para que áreas demarcadas permaneçam desobstruídas, conscientizando os colaboradores da importância de uma área livre em caso de princípio de incêndio.
Em caso de emergência os brigadistas deverão aplicar os procedimentos básicos estabelecidos no plano de emergência, com objetivo de extinguir ou isolar o princípio de incêndio até a chegada dos Bombeiros, bem como prestar todas as informações úteis para o trabalho destes profissionais e auxiliá-los, caso solicitado.
Composição e seleção de candidatos para a Brigada de Incêndio:
A composição da brigada de incêndio levará em conta a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta.
Os candidatos deverão preferencialmente atender ao maior número possível dos requisitos abaixo:
- Permanecer na edificação durante seu turno de trabalho;
- Possuir boa condição física e de saúde;
- Ter conhecimento das instalações;
- Ter mais de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
Os candidatos selecionados deverão frequentar curso com carga horária mínima definida em norma. Os brigadistas que concluírem o curso com aproveitamento mínimo de 70% das avaliações teóricas e práticas receberão certificados espedidos pelo instrutor do treinamento, com validade de 1 ano.
Nos certificados deverão constar:
- O nome completo do treinando com RG;
- A carga horária;
- O período do treinamento;
- O nome completo, formação, RG e CPF do instrutor;
- Informação de que o certificado está em conformidade com a Norma.
A validade do treinamento completo de cada brigadista é de no máximo 12 meses. Para reciclagem o brigadista pode ser dispensado de participar da parte teórica do treinamento, desde que seja aprovado em pré-avaliação em que obtenha 70% de aproveitamento. Esta avaliação teórica será realizada de forma escrita, podendo ser em múltipla escolha.
PROPOSTA DE TREINAMENTO
Treinamento - Norma Regulamentadora 23
[pic 2]
Empresa prestadora do serviço de treinamento: PREVENT em Tecnologia de Emergência Ltda.
...