A Qualidade é o Resultado do Esforço de um Indivíduo ou Grupo
Por: Giimoraees • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.739 Palavras (15 Páginas) • 339 Visualizações
Daniela Priscila da Silva
Giovanna de Morais Pereira
Gleice da Silva
Patrícia Vieira Santos
Rodrigo Lima de Oliveira
Rodrigo Amorim Rocha Corrêa
F R DE LANA –ME
INTRODUÇÃO:
Toda atividade humana realizada sem algum tipo de preparo, é uma atividade aleatória que em geral, conduz o indivíduo e as organizações a destinos não esperados.
A qualidade é o resultado do esforço de um indivíduo ou grupo para fazer algo acontecer conforme o que foi desejado e estabelecido. Pode-se considerar que o planejamento é a condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure melhor a qualidade. Esse planejamento deverá ser feito nas diversas etapas da cadeia de fornecimento de um produto ou serviço.
A qualidade é uma das principais estratégias utilizadas nas diversas empresas e setores. Está ligada a produtividade através da redução de perdas e desperdícios com a melhoria de resultados e aumento de lucros, através do envolvimento de todos na empresa e consequente motivação. A qualidade será atingida somente se as atividades forem realizadas conforme uma sequência de eventos pré-determinados. Planejar, dirigir e controlar, não é uma tarefa fácil quando não existe uma estrutura organizacional definida.
Vamos abordar o que vem a ser a estrutura organizacional em qualquer estabelecimento, pois a organização é um instrumento básico para o desenvolvimento e implementação de qualquer projeto visando alcançar os objetivos e resultados pré-estabelecidos.
O objetivo deste trabalho é aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula de forma mais natural sendo nós funcionários ou não de determinada empresa, considerando que, cada um de nós fazemos parte de uma “grande empresa”, que é a sociedade em que vivemos ou grupos dos quais participamos, com definições de responsabilidades, hierarquias, formas variadas de controles, critérios de estrutura organizacional, tudo isso em constante processo, acompanhando as mudanças. O objetivo então é mostrar como isso tudo acontece dentro de uma empresa.
O trabalho será desenvolvido na organização F R DE LANA-ME
1. PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
Uma organização é formada por pessoas, equipamentos e recursos financeiros para alcançar um determinado objetivo. Organizar é um processo de tomar decisões, como em todas as funções da administração. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
1.1 - Divisão do trabalho:
É a maneira na qual uma tarefa é dividida em partes. As tarefas são atribuídas as pessoas ou grupos de pessoas pois, sem essa divisão, o objetivo seria inatingível. Com isso, criam-se as unidades de trabalho denominadas (unidades, setores, gerências, diretorias, seções ou áreas). A especialização é o modo como serão realizadas as atividades por cada uma das pessoas ou unidades de trabalho.
1.2.1- Definição de Responsabilidades:
É a definição das tarefas que cada indivíduo foi designado realiza. O conjunto dessas tarefas vai definir o cargo.
1.2.2 - Definição de Autoridades:
Após a divisão do trabalho é preciso atribuir autoridade a uma pessoa ou unidade de trabalho para comandar o grupo, fazendo com que eles desempenhem as atividades voltadas ao alcance dos objetivos. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa.
É através da hierarquia ou cadeia de comando que se estabelecem as relações de autoridade formal entre superiores e colaboradores / ou funcionários, na maioria das organizações os “gerentes” agrupam-se em três níveis hierárquicos principais (executivos, gerentes intermediários, supervisores e equipes autogeridas).
Em qualquer nível hierárquico forma-se a amplitude de controle ou amplitude de comando onde está relacionado o número de pessoas que respondem a um determinado gerente; podendo sofrer alterações com o crescimento da empresa ou mudança na estrutura organizacional, tem de ser reavaliado para que não se percam o controle das tarefas para o alcance dos objetivos.
A autoridade pode caracterizar-se de duas maneiras:
Centralização: significa que a autoridade para tomar decisões está centrada no topo da organização.
Descentralização: a autoridade de tomar decisões é delegada, transferida ou distribuída os níveis de escala inferior na estrutura organizacional; significa relativa autonomia para tomar decisões, menor supervisão sobre a sobre a tomada de decisões.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O processo de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos ou unidades de trabalho chamados departamentos; gerencia setores., etc., combinando e agrupando as tarefas de modo lógico e eficiente (Departamentalização).
2.1 Formas de Organizar:
Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizacionais decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades:
2.1.1 Organização Funcional: agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos.
2.1.2 Organização por Cliente: agrupa funções de acordo com a necessidade dos clientes, focalizam um determinado uso de produto ou serviço., usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços.
2.1.3 Unidades de Negócios: Conforme as organizações crescem, seus negócios (ou áreas de atuação) tendem a diversificar-se, fazendo aumentar a necessidade de descentralizar as atividades e autoridade. Quando isso ocorre, algumas organizações adotam o modelo das unidades de negócios, ou unidades estratégicas de negócios.
3. MODELOS DE ORGANIZAÇÃO
Os princípios e técnicas do processo de organizar são os mesmos para todos os tipos de organizações. No entanto, não existe a melhor forma de se organizar pois isso depende do tipo de tarefa ou do ambiente dentro do qual a organização está inserida considerando também as condicionantes como estratégia, tecnologia, ambiente e estrutura o que diferencia as estruturas organizacionais de uma organização para outra.
...