A TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: SANDRAACARVALHO • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.880 Palavras (12 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BAURU
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DESAFIO PROFISSIONAL
GESTÃO DE PESSOAS
TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
BAURU/ SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BAURU
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RELATORIO FINAL
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – BAURU. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação do Prof.ª Karina Osti, Prof. Dante Bonetti de Freitas, Prof.ª MSC Mônica Satolani, Prof.ª Ma Rosemeire Farias
BAURU / SP
2015
SUMÁRIO
1 Resumo............................................................................................................ 4
2 Diagnóstico....................................................................................................... 5
3 Plano de Ação ................................................................................................ 6
3.1 Recompensa.................................................................................................... 7
4 Conclusão ....................................................................................................... 8
5 Anexos ........................................................................................................... 9
5.1 Rescisão de Contrato de Trabalho ................................................................. 9
5.2 Demonstrativos de Pagamento..................................................................... 11
5.3 Política de Recompensa................................................................................ 13
5.3 Programa de Recompensa com os Empregados ......................................... 14
6 Referências Bibliográficas............................................................................ 17
1 – RESUMO
Supersoft Ltda é uma empresa familiar, do segmento de informática, criada há cinco anos por dois irmãos: Agenor (formado em engenharia) e Leonora (formada em administração de empresas).
A Supersoft desenvolve aplicativos para controle de estoque em pequenos Supermercados. Conta com seis funcionários e ocupa um sobrado no Bairro de Perdizes (SP - Capital).
Atualmente, essa empresa está com oito clientes na capital e 15 no interior. A relação comercial envolve contrato de locação do sistema Supersoft e contrato de manutenção e suporte.
Seu faturamento mensal costumava ser em torno de R$150.000,00. Há três meses, a Supersoft vem passando por muitos problemas: a queda de 20% no faturamento mensal, perda de clientes e absenteísmo.
Quando os sócios se reuniram para falar sobre a situação e chegar a um acordo sobre decisões a serem tomadas *Agenor sugeriu contratar consultor em finanças e *Leonora sugeriu um consultor em RH.
Leonora apresentou um artigo sobre a importância do RH dentro das empresas, apesar de contrariado Agenor concordou com a contratação de um consultor em RH.
.
2 – DIAGNÓSTICO
Foram diagnosticados alguns problemas em que deverão ser solucionados.
- Falta de clareza na comunicação
- Falta de subsidio para capacitação profissional
- Falta de estrutura para o descanso e refeição na empresa
- Falta de maquinas e equipamentos necessários
- Insatisfação salarial
A intenção deste projeto é trazer melhorias a empresa e seus colaboradores, visando um bom relacionamento entre pessoas, realização profissional solucionar os problemas apresentados e com isso aumentar a receita e os lucros da empresa.
Após o mapeamento dos problemas foi necessário elaborar uma plano de ação para solucioná-los a curto prazo e tomar-se medidas organizacionais de longo prazo para uma solução definitiva.A solução de cada problema vai depender de sua gravidade e dos recursos necessários incluindo os financeiros, do esforço conjunto e da confiança mútua entre a empresa e seus colaboradores.
3 – PLANO DE AÇÃO
Foi elaborado um plano de ação, segue abaixo as providências que deverão ser tomadas:
Elaborar mensalmente palestras comportamentais e motivacionais (apresentar técnicas para mudar comportamentos, pensar positivamente, valorizar a vida pessoal, dinâmicas de descontração e aumentar a produtividade profissional criando planos de melhorias).
Promover cursos que capacitem aos colaboradores e de uma forma que eles se conscientizem que a carreira profissional deve ser encarada como um projeto e definir seus objetivos para que sejam alcançados e terem a consciência de que o sucesso e o fracasso dependem também do colaborador.
Criar um local adequado para refeições e descanso com geladeira, microondas e mesa para refeições e posteriormente um sofá com algumas revistas, uma TV, um quadro informativo de cursos, e eventos.
Investir em máquinas e equipamentos modernos e capacitar os colaboradores para o uso adequado, devido à constante evolução da tecnologia são necessários estabelecer planejamentos futuros.
Rever a remuneração dos colaboradores de acordo com as atividades exercidas e analisar a possibilidade de promoções valorizando o desempenho da equipe.
Caso uma alteração salarial não seja possível, haverá a possibilidade de conseguir vantagens, como jornada reduzida, um período extra de férias ou pagamento de determinadas despesas. Vantagens que, mais baratas para o empregador e, portanto mais fáceis de serem concedidas, também valem dinheiro.
3-1 Recompensa
Sugestão de algumas recompensas a serem discutidas para posteriormente colocá-las em práticas:
- Agradecer pessoalmente seus colaboradores que fazem um bom trabalho (Obviamente isso não pode ocorrer todos os dias senão perde o seu impacto)
- Mensagens de agradecimento, um voucher,comprar um bolo e fazer uma pausa extra no almoço e parabenizar o aniversariante do dia.
- Um dia de folga, ou permitir sair uma hora mais cedo em uma sexta-feira
- Tempo de serviço – pagamento adicional ou direito a férias anuais adicionais, com base no tempo na empresa, desde que o funcionário esteja realizando o padrão exigido.
- Bônus relacionados ao desempenho
- Remuneração atrelada ao desempenho – toda a equipe receberá um benefício pelo desempenho geral quando atingido um nível definido. Esta é uma opção mais fácil em termos de administração de bônus individuais, uma vez que evita a necessidade de quantificar ou pontuar individualmente o desempenho
- Remuneração por competência é uma nova estratégia para administrar os cargos e salários, dando importância primeiramente para o colaborador e depois ao cargo.
4 – CONCLUSÃO
Com base no relatório elaborado segue algumas recomendações a serem colocadas em práticas:
...