A TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA
Por: rodsssss • 14/9/2020 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
2. TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA
Se trata da facilitação de entendimento, dando ao objeto, conceito e ideia o mesmo nome, mostrando também que gasto, custo, investimento etc. Não são a mesma coisa, cada um tem seu próprio significado.
2.1. Terminologia em custos industriais
a) Gasto: Compra de um produto ou serviço que gera um desembolso para a empresa, que é representado pela entrega ou promessa de entrega de dinheiro.
b) Desembolso: A compra resultante de um produto ou serviço.
c) Investimento: Todos os sacrifícios havidos pelos gastos, que são estocados nos Ativos da empresa são considerados investimentos.
d) Custo: Gasto relativo a bem ou serviço, que é utilizado na produção de outros bens e serviços.
e) Despesa: Bem ou serviço consumido direito ou indiretamente para obtenção de receita.
f) Perda: Bem ou serviço de forma anormal e involuntária, diferente da despesa ou custo, não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita.
2.2. A terminológica em entidades não industriais
A mesma, é entendida pela própria definição de custos, que por sua origem histórica estar voltada para a indústria acaba se tornando obrigatória nas empresas por custear produtos e bens. Em muitas outras empresas, como as entidades comerciais e financeiras, a contabilidade de custos também existe, mas dessa vez buscando também despesas que venham de utilidades e não de produtos.
2.3. A terminologia neste livro
Todos os conceitos vistos anteriormente serão abordados, tal que a palavra custo será usada apenas para o gasto relativo a consumo na produção. Gastos voltados a fase de administração, esforço de vendas e financiamento serão chamados de despesas. Será mostrado diversos exemplos de empresas não industriais, para apresentar a amplitude do uso de técnicas da contabilidade de custos.
...