A Teoria Contingencial
Por: enzo_ks • 26/4/2019 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Teoria das Contingências
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão.
Trata de uma situação ou situações que o ambiente proporciona para a organização, de modo furtuito que por muitas vezes a organização não está preparada fugindo do seu planejamento. Sendo assim estuda a relação ORGANIZAÇÃO x AMBIENTE. Pode-se caracterizar como uma escola de ambiente aberto, pois seu foco é analisar o impacto do ambiente externo nas organizações.
Em livro de 1985, Fremont Kast e James Rozenzweig observaram que:
A visão de contingencia procura entender as relações dentro e dentre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, e procura definir padrões de relações ou configurações de variáveis. Essa visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e tenta entender como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.
Foram desenvolvidos cinco instrumentos administrativos para estruturar as análises da teoria das contingências registrando e sistematizando as informações.
1° ANALIZE AMBIENTAL
Essa análise constitui em avaliar o ambiente interno, visando a estrutura da organização, mas com o foco no ambiente externo analisando as “ameaças” sendo as variáveis que não podem ser controladas como: flutuação econômica, concorrência e etc. E também as oportunidades, como o que pode ser aproveitado e o que é importante para a organização.
2° PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É uma metodologia para formalizar as informações obtidas na análise ambiental composta de três pontos Missão: declaração sobre o que a organização é, qual seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada; Visão: representa um estado futuro para a organização, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar e Valores: princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas. Sendo mutável.
3°
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Fremont E. Kast & James E. Rosenzweig
Organização e Administração um Enfoque Sistemico
1985
...