ANÁLISE DOS MODOS DE FALHAS E SEUS EFEITOS
Por: Tarek Fernandes • 28/11/2017 • Resenha • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 380 Visualizações
[pic 1]
SISTEMAS DE MANUTENÇÃO
ANÁLISE DOS MODOS DE FALHAS E SEUS EFEITOS
Docente: Wagner Augusto de Souza
Alunos: Alexandre Sassaki
Tarek R. Fernandes 151041x
SUMÁRIO
A - FMEA – ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS 3
B - TIPOS DE FMEA 3
C - AÇÕES ESPERADAS DA FMEA 3
D - CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DA FMEA 4
E - BENEFÍCIOS NA APLICAÇÃO DA FMEA 4
F - RESULTADOS ESPERADOS DA METODOLOGIA 4
G - DESVANTAGENS NA APLICAÇÃO DA FMEA 5
H - ALGUNS TERMOS USADOS NUM DOCUMENTO DA FMEA 5
I - COMO CLASSIFICAR AS FALHAS 5
J - CONCLUSÃO 7
A - FMEA – ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS
A Análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método importante que pode ser utilizado em diferentes áreas de uma organização como: projetos de produtos, análise de processos, área industrial e/ou administrativa, manutenção de ativos e confiabilidade com o intuito de trazer benefícios para o negócio.
A Análise de Modos de Falhas e Efeitos – FMEA é um método que tem por objetivo, prevenir falhas e analisar os riscos de um processo, através da identificação de causas e efeitos e com isso elencar as ações adequadas que serão utilizadas para inibir essas falhas.
B - TIPOS DE FMEA
Existem vários mas temos dois tipos de FMEA mais comuns que são:
Produto
No FMEA de Produto, as causas de falha serão aquelas pertinentes a problemas no projeto do produto (mau dimensionamento, má especificação de material, etc.)
Processo
No FMEA de Processo as causas de falha serão decorrentes de uma inadequação em uma ou mais fases do processo de fabricação (falhas de impressão, cartão amassado, falha na secagem, entre outros).
C - AÇÕES ESPERADAS DA FMEA
- Identificar os modos (tipos) de possíveis falhas, hierarquizando as mesmas;
- Descrever os efeitos, as causas de cada modo de falha e os controles existentes;
- Calcular o risco para cada falha, levando-se em consideração a frequência da ocorrência, o grau de severidade e a probabilidade de detecção;
- Recomendar ações preventivas para as causas de falhas apontadas;
- Reavaliar o índice de risco;
- Reunir as informações e organiza-las (documentação);
- Identificar cenários possíveis de AAF –Análise da Árvore de Falhas.
D - CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DA FMEA
A aplicação do método da FMEA passa por alguns critérios para que se tenha a percepção de que esse é o método mais indicado para sua aplicação de acordo para o que se propõe.
São os critérios quando da introdução de novos produtos ou processos ou quando da alteração significativa no projeto de certo produto. Critério quando da alteração significativa no processo existente de fabricação, no desenvolvimento ou mudança de fornecedores. E um dos mais usuais principalmente na Manutenção quando da existência de problemas de qualidade ou confiabilidade no processo de produção de máquinas e equipamentos.
E - BENEFÍCIOS NA APLICAÇÃO DA FMEA
Os benefícios na utilização do método da FMEA são realmente muito grandes, traz resultados como a realização de um processo produtivo com maior qualidade. Também se pode trabalhar com maior confiabilidade e segurança e ao mesmo tempo com menor custo e menores avarias.
Outros benefícios que podemos citar é a diminuição da probabilidade de falhas nos processos e produtos, o método fornece uma fonte rica de dados para critérios de necessidades de manutenção e por fim, contribui para a integração entre os departamentos envolvidos.
F - RESULTADOS ESPERADOS DA METODOLOGIA
- Impacto direto no retorno financeiro da empresa que reduz ou elimina falhas;
- Desenvolvimento de ações e procedimentos para lidar com os riscos.
- Como é uma ferramenta que estimula o trabalho em equipe, possibilita ganhos motivacionais obtidos a partir da colaboração e do comprometimento das pessoas entre os vários departamentos.
G - DESVANTAGENS NA APLICAÇÃO DA FMEA
A aplicação do método da FMEA pode trazer algumas desvantagens como dificuldades de obter taxas confiáveis de falha de componentes, ou seja, no último item de um conjunto que se pode chegar em uma análise. Também não leva em conta as falhas humanas e a ergonomia e não faz uma avaliação adequada nas interfaces operacionais.
De qualquer maneira, se bem avaliadas essas situações, o saldo dos benefícios é muito maior com sua aplicação.
...