ARTIGO PAULO FREIRE
Por: kkraphael33 • 5/5/2021 • Resenha • 691 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Resenha Crítica de Caso/Artigo
Thauanna Bioni e Silva dos Reis Rodrigues
Trabalho da disciplina Didática do Ensino Superior
Tutor: Prof. Mariana de Freitas Rasga
RIO DE JANEIRO
2021
EDUCAÇÃO POPULAR E ENSINO SUPERIOR EM PAULO FREIRE
Referências: BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire...Brasília, DF: Liber Livro, 2006.
A pesquisa deste artigo tem o objetivo de refletir sobre as contribuições de Paulo Freire, o auto Celso de Rui Beisiegel foi muito conhecido pela as profundezas de sua obra. O Autor intenta-se, com este trabalho, compreender como Paulo Freire e estudiosos centralizados na pedagogia entendem as transformações intensas na produção e disseminação do conhecimento e a missão do ensino superior no que diz respeito à sua contribuição para os jovens e adultos das classes populares que cada um se inclui.
Paulo Freire foi o educador e um filósofo dos mais conhecidos do Brasil pela sua didática na educação popular, mas também como construtor de propostas de educação para todo o Brasil, ele desenvolveu várias experiências no exterior.
Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial tendo influenciado vários movimentos chamados de pedagogia crítica a partir desse movimento surgiu a educação popular. A Educação popular vem dos movimentos políticos, cultural, pedagógico, brasileiro e no exterior. Onde nasceu um dos movimentos principais foi no Nordeste, devido aos brasileiros não terem a educação merecida, sendo desvalorizados na cultura, na forma que viviam, a classe popular e as práticas populares fizeram Freire ser um grande percussor, reconhecido pela pedagogia.
O Autor foi o centro de polêmicas nos últimos anos, novos movimentos sociais apontaram o constrangimento e desafio de colocar em prática as alternativas de reconhecimento que era um privilégio para poucos. Freire vem com alternativas para os jovens e adultos se reconhecerem e alcançarem o ensino médio, a universidade, onde muitos não tinham acesso, somente as pessoas elitizadas.
A filosofia de Freire alcançou sua tese e mais tarde como professor de histórias, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização, a metodologia feita por ele foi muito utilizada no Brasil em campanhas de ensino e empenhou-se na recuperação salarial dos professores.
Atualmente no Brasil Freire é a maior referência teórica da pedagogia do Brasil, ele elaborou uma forma de educação que pressupõe que alguns detêm o saber e os outros não; que os professores, os que sabem, devem transferir conteúdos aos alunos, os desprovidos de saber. A educação popular foi um levante contra tudo isso, com este movimento iniciaram-se uma nova formação de indivíduos atuantes para a formação da sociedade para a transformação política e social do Brasil, fazendo que os indivíduos que eram impedidos de acesso ao voto por falta de educação, pudessem ser figuras importantes para a escolha de representantes no poder legislativo.
...