ATPS - Direito tributario e empresarial
Por: Renato402a • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.126 Palavras (21 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
Unidade 2 - Av. Antônio Carlos, 4157 – São Francisco – Belo Horizonte.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 4ª série
Atividades Práticas Supervisionadas
DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
ALUNOS PARTICIPANTES RA
Alex Antônio Sales | 8138744216 |
Guilherme Salomão | 7117501991 |
Renato Pereira | 6503259050 |
Ricardo Queiroz | 7189542825 |
Professor EAD: Me Luiz Manuel Palmeira
Professor Tutor EAD: Erônides Júnior
Belo Horizonte – 04 de novembro de 2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- 1. CONCEITOS
- 2. DIREITO COMERCIAL
-3. DIREITO EMPRESARIAL
- 5. EMPRESÁRIO
- 6. ORGANIZAÇÃO – RELATÓRIO DOS ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA
- 7. IDENTIFICAR E CONCEITUAR
- 9. ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA
- 10. TABELA DO SIMPLES NACIONAL (P-S)
- 11. TABELA DO SIMPLES NACIONAL (C)
- 12. A FUNÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS
- 13. ANÀLISE DA FUNÇÃO SOCIAL NA EMPRESA PESQUISADA
- 14. TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
- 15. NOVO CODIGO CIVIL BRASILEIRO e PRINCIPIOS DA CARTULARIDADE, LITERALIDADE, AUTONOMIA E ABSTRAÇÃO
- 16. ANALISE DA EMPRESA
- 17. “O NOVO DIREITO EMPRESARIAL, COM ÊNFASE NA FUNÇÃO SOCIAL E NA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA, É COERENTE E ADEQUADO À ATUALIDADE?”
- 18. RESPOSTA DO GRUPO:
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- SITES E LINKS
- INTRODUÇÃO
A história da evolução do Direito, da sociedade das instituições com fins lucrativos caminham lado a lado desde os primórdios. A evolução é continua e o direito comercial se destaca entre essas metamorfoses. No decorrer desta Atividade Pratica Supervisionada podemos ver como que no Brasil o direito Comercial teve que se adequar-se, saindo de um patamar arcaico e indo para uma patamar dos Países que são referencias, tendo uma evolução consciente em menos de meio século. Este desafio de aprendizagem tem por objetivo favorecer a aprendizagem do aluno em relação ao direito empresarial de modo eficiente e eficaz promovendo o estudo a convivência e o trabalho em grupo, podendo auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas, colocando em pratica grande parte dos conceitos e orientações adquiridas durante as aulas.
ATPS – Direito empresarial e tributário
ETAPA 1 (PASSOS 1,2,3e4):
- 1. CONCEITOS
- Direito comercial;
- Direito empresarial;
- Empresa e sua evolução;
- Empresário;
- 2. DIREITO COMERCIAL
O Direito Comercial é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência. O Direito Comercial trata das relações jurídicas provenientes da pratica do comércio.
Com a promulgação do Novo Código Civil Brasileiro (Lei 10,406 de 2002), aglutinaram-se os Códigos Civil e Comercial. Dessa forma o Direito Comercial passou a reger as transações comerciais como um todo, e inseriu nas relações comerciais algumas características tais como o Cosmopolitismo e a Onerosidade.
-3. DIREITO EMPRESARIAL
Engloba o Direito Empresarial todo exercício profissional de atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens oub serviços, exceto intelectual (Art.966, CC).
Segundo a Instrução Normativa nº53, de 06 de março de 1996, o nome empresarial “é aquele sob o qual a empresa mercantil exerce sua atividade e se obriga nos atos a ela pertinentes”.
A atividade empresarial pode ser exercida por todo aquele que tenha capacidade civil e não possua impedimento tais como: falido não reabilitado, funcionário público, militar, etc.
- 4. EMPREA E SUA EVOLUÇÃO
Na Itália, por volta de 1942, que surgiu um novo sistema de regulamentação das atividades econômicas entre os particulares. Nesse novo sistema, houve o alargamento da frente do Direito Comercial, passando a incluir as atividades de prestação de serviço e as ligadas à terra, que passaram a se submeter às atividades de comércio, bancárias, securitárias e industriais. O novo sistema passou a ter a denominação de Teoria da Empresa, o Direito Comercial deixou de abranger só os atos de comercio e passou a disciplinar a produção e a circulação de bens e serviços de forma empresarial.
Essa definição atual sobre o Direito Empresarial e a empresa está em melhor conformidade como significado da palavra empresa, que tem sua origem etimológica do Latim; Prehensus, de Prehendere (empreender, praticar). Podemos concluir que a evolução da empresa se deu através da necessidade de adequar-se as mudanças do cenário econômico mundial, ou seja, foi uma demanda que foi exigida pelas constantes mudanças sofridas nos séculos antecessores. Temos que entende a evolução no aspecto, não simploriamente como um organismo estático, mas sim, como um mecanismo mutável e dinâmico de realização do trabalho e viabilização da distribuição do excedente da produção, que é o que gera o lucro econômico.
...