ATPS - PESQUISA OPERACIONAL
Por: lailacba1987 • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 961 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá abordar o tema Pesquisa Operacional (PO), iremos relatar um breve histórico de seu surgimento, suas definições, suas vantagem e desvantagem e sua importância para o mundo organizacional.
Iremos mostrar as fases de uma resolução de Problema, dentro da PO, é iremos relatar as principais técnicas utilizadas para obtenção de resultados para tomada de decisão.
PESQUISA OPERACIONAL
Definição de Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional (PO) é a utilização e aplicação de métodos científicos a problemas complexos, onde busca auxiliar no processo de tomada de decisão e na soluções desses problemas, tais como projetar, planejar situações e operar situações que requerem alocação de recursos escassos.
A PO é uma ferramenta aplicada que utiliza técnicas cientificas conhecidas ( ou quando necessário pode desenvolver uma especifica para a organização), tendo como referencia a utilização de métodos científicos, podemos considerar a PO, como uma pesquisa cientifica criativa em aspectos fundamentais das operações das organização.
Evolução da Pesquisa
È uma ciência que tem como objetivo fornecer ferramentas quantitativas e qualitativas para a tomada de decisão dentro de uma organização, embasada em dados. O termo PO ( Pesquisa Operacional), surgiu durante a II Guerra Mundial, com o intuito de buscar soluções para problemas nas operações militares, muitos anos esse método somente foi usado nas dependências militares, e com confiabilidade que foi obtida as organização também aderiu a esse método.
O rápido crescimento do PO no pós-guerra deve-se ao desenvolvimento e utilização de técnicas específica. A expansão para o mundo acadêmico se deu inicialmente ao departamento de Engenharia Industrial e de Engenharia de Produção, nas Universidades dos Estados Unidos.
Com o fim da Guerra o método evoluiu para Estados Unidos e a Inglaterra, chegou ao Brasil por volta dos anos 60. Em 1966 foi realizado no Rio o “Primeiro Seminário de PO no Brasil”, promovida pela Petrobras, onde foi fundada a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional), que congrega interesse no desenvolvimento e conhecimento de utilização de técnicas de PO.
Fases da Resolução de um Problema pela Pesquisa Operacional
De acordo com Andrade (2002), a pesquisa operacional com um enfoque mais clássico, é definida como a arte aplicar técnicas de modelagem a problemas de decisão, por meio de métodos matemáticos e estatísticos buscando encontrar a melhor solução de maneira sistêmica, já utilizando o enfoque atual da PO pode levar em consideração a interação com o ambiente interno e externo para a formulação da modelagem de um problema.
Podemos subdividir a resolução de um problema de PO em cinco etapas:
- Formulação do Problema (Identificação)
Para formulação do problema é necessário que ele seja bem definido, contendo informação suficiente para melhor formulação.
- Construção do Modelo Matemático;
Os modelos são representação da realidade, com isso os tipos de modelo dependem muito da criatividade da equipe, existem os modelos: icônicos e físico, analógicos e matemáticos.
- Obtenção da Solução;
Diversos são os métodos matemáticos para obtenção, podemos citar Programação Linear, Programação em Rede, Teoria dos Grafos e a Teoria das Filas.
- Teste de Modelo e da Solução Obtida;
O modelo deve ser testado, e se for necessário o teste pode ser através da reconstrução do problema, para melhor verificação dos dados e do modelo.
- Implementação;
A participação de toda a equipe é importante, a participação de quem irá utilizar o resultado obtido, nas etapas formulação e modelagem, certamente contribuirá para o sucesso da implementação.
As vantagem e desvantagem da utilização de modelos foram assim definidas:
Vantagem
- Emerge sob a forma gráfica, para representar a realidade.
- Simplifica a visualização da amplitude das variáveis sem alterar a essência;
- Ajuda a identificar várias relações possíveis entre os elementos da realidade;
- Possibilita compreender relações complexas;
- Serve como base para estabelecer e aprimorar parâmetros.
Desvantagens
- Limitações na identificação de todas as variáveis relevantes que influenciam em determinada situação;
- Problemas na definição das propriedades a serem mensuradas e na especificação de procedimentos para tal;
- Dificuldades no entendimento entre os provedores e os usuários da informação.
A Importância da Pesquisa Operacional
A utilização da pesquisa Operacional tem tido um grande impacto dentro das organizações nos últimos anos. Tanto em números quantos nas variedades de utilização e aplicação em diversos ramos de atividades tanto privadas como as públicas.
...