TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm da Produção

Por:   •  5/7/2016  •  Resenha  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Anderson araujo barreira

resumo

administração da produçaõ

FORTALEZA - CE

2016

CAPITULO 1

Todas as organizações produzem bens e/ou serviços, para que isso ocorra, é necessário que se tenha profissionais qualificados, dentre eles se encontram os gerentes de produção, que são os responsáveis em administrar parte ou todos os recursos envolvidos na produção.

A administração de produção gerencia os recursos da produção resultando em bens e/ou serviços, lembrando que ela não necessariamente é a parte mais importante da administração, mas uma das partes centrais de qualquer organização, dentre elas se destaca 3, são elas o Marketing, o desenvolvimento de produto/serviço, e a terceira é a função produção. A primeira inclui as vendas e é responsável por ligar os seus produtos/serviços para seus consumidores, de forma que haja uma organização e que ajude a gerenciar os pedidos da empresa. A segunda é a responsável por criar os novos produtos/serviços, ou até modificação dos produtos já existentes. Por ultimo, a função produção é responsável por satisfazer as solicitações dos consumidores através da produção. Existem também as funções de apoio, que são as contábil-financeira e a dos Recursos humanos, ambas ajudam a apoiar a função produção.

Obviamente diferentes empresas chamam as suas funções de diferentes modos, porém todas tem o mesmo objetivo que é vender os seus serviços e satisfazer os seus clientes. A administração de produção teoricamente é a mesma pra todas as empresas, até mesmo para as pequenas, porém observamos alguns pontos acerca das empresas pequenas, ela não necessariamente tem funcionários com funções definidas, eles optam por funcionários que são muti-facetados, até porque pelo tamanho não há como definir certamente os funcionários. Isso ocasiona melhores respostas no mercado, há uma maior variação, porém ocasiona mais facilmente problemas na questão decisória da empresa, pela menor quantidade de funcionários. A administração também se encontra nas organizações sem fins lucrativos, claramente com algumas funções diferentes, porém enfrentam a mesma conjuntura de decisões e outras decisões adaptáveis, como por exemplo produzir bens e/ou serviços, investir nas tecnologias e até mesmo subcontratar outras empresas.

A produção envolve um conjunto de recursos, basicamente são entradas (Inputs), que são transformados em saídas (Outputs) que são os produtos e serviços fabricados. Como exemplo podemos citar um hospital, o qual transforma seus próprios consumidores, os pacientes são parte dos inputs e dos outputs. Há pontos importantes sobre os inputs, qualquer processo relacionado a isso haverá os recursos transformados, o que significa que os recursos da empresa serão transformados de alguma forma, geralmente são compostos de Materiais, informações e consumidores. O primeiro ocorre a transformação física dos materiais, o segundo transformam as propriedades informativas, como computadores. Já o terceiro transforma necessariamente o consumidor, exemplo disto é o cabeleleiro e os cirurgiões plásticos. O outro conjunto de inputs agrupa os recursos de transformação, estes são recursos que agem sobre os recursos transformados, são fundamentais, exemplo são as instalações e os próprios funcionários.

Geralmente as empresas produzem produtos e serviços, há maior diferença disto se dá quanto a questão da tangibilidade, quase sempre os produtos existentes são tangíveis, ou seja, você pode pegar fisicamente eles, diferentemente de um produto intangível, que se encaixaria em um serviço. Porém, pode-se observar que as novas empresas produzem um mix de produtos tanto tangíveis como intangíveis, no caso produtos aliados há serviços. Como exemplo podemos citar as novas maquinas de lavar, elas são equipadas com alguns aplicativos via celular que podem ajudá-la a se configurar ou até mesmo contatar a assistência técnica diretamente do aplicativo do celular, isso tudo com a máquina também funcionando manualmente, ou seja, um mix de produto tangível com um serviço online através do aplicativo, intangível, obviamente. Por isso, há cada vez mais dificuldade em se encontrar produtos sozinhos, sem a ajuda da tecnologia de informação e os seus serviços intangíveis.

Todo processo de produção pode ser fracionado, dividido, por exemplo pode existir uma área que se divida e tenha sub-áreas e assim sucessivamente. Outro exemplo dentro de uma empresa pode citar os o Marketing, dentro dele há processos de previsão de demanda, outro de campanhas de propaganda e outras importadas nos planos de marketing.

Dentro do processo produtivo, há operações que merecem certo destaque, são eles 4:

Volume: Quando se tem um alto nível de repetição e uma alta sistematização, caracterizada pelo alto volume de produtos fabricados, outro aspecto importante são os custos, como esse alto volume e sistematização há um diminuição nos custos unitários.

Variedade: Na questão da variedade podemos citar as empresas de ônibus, elas são altamente padronizadas e por isso ocasiona custos mais baxos, porém há torna inflexível, pois já há rotas bem predestinadas, diferentemente do taxi, onde é altamente flexível e por isso se há um custo maior.

Variação: Sabemos que há períodos em que há uma maior quantidade de vendas e outras em que há um decréscimo de tal, por isso quando se há um planejamento estratégico bom, tendo uma boa rotina e sendo previsível, pode-se ter uma boa chance de ter um custo menor, pelo seu planejamento e inteligência quanto a variação de época.

Visibilidade: Empresas que possuem uma alta visibilidade, geralmente têm um custo maior, isso decorre porque com a sua visibilidade, os seus consumidores irão se atentar mais para os detalhes, por isso há de se ter mais profissionais qualificados, maior organização e também padronização, pois tudo terá conseqüências para a empresa.

A administração de produção pode contribuir significativamente para o sucesso de quaisquer empresa, ela a ajuda a ser diferente, sendo inovadora, criativa e tendo bons produtos e serviços. Há também 4 vantagens para quem pratica as boas praticas da administração de produção, podemos destacar a eficiência em se reduzir os custos de produção dos bens e serviços, pode-se aumentar a renda e o nível de satisfação dos clientes, pode também, reduzir o total de investimento que a empresa aplica com o decorrer do tempo e pode, por ultimo, fornecer a inovação, deixando-os assim na frente de outras empresas do mesmo ramo no mercado. Isto ocorreu com grande ajuda da tecnologia da informação, com o passar dos anos, a tecnologia veio se aprimorando, a globalização em um processo de expansão também veio a ajudar e contribuir para esses avanços na qualidade e na competitividade de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (335.9 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com