Agenda 21
Por: Arã Costa • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
[pic 1]
Tales Henrique Barone
Administração
Núcleo Comum
Ambiente Virtual – Aula Tema 03
Noturno
Anhanguera Leme
Para uma agenda 21 pessoal, primeiramente precisa conhecer sua cidade, saber quais são os problemas ambientais que ela enfrenta, ter conhecimento sobre a politica sócio -ambiental do município. Fica também a critério do elaborador da agenda, pesquisar sobre o assunto na internet, onde a vários sites que abordam sobre o assunto e que ajudam na criação do mesmo.
Sobre Minha Agenda 21 pessoal, decidi fazer por etapas.
● Ser um cidadão autossustentável – Casar os termos sustentabilidade e cidadania, são uns dos pré-requisitos pra minha agenda 21. Com isso fiz alguns itens para serem seguidos:
- Agenda 21 da minha cidade – Me informar e saber oque a cidade tem feito para melhorar o meio ambiente da mesma.
- Fazer coleta seletiva em minha casa – Separar o lixo adequadamente, e me informar sobre a coleta seletiva me minha cidade.
- Pilhas e baterias – Ter conhecimento de como é feita a coleta e o destino das mesmas.
- Ficar de olho – Fiscalizar os órgãos que cuidam do meio – ambiente da minha cidade.
- Banho limpo – Reduzir o tempo no banho, e também na hora de escovar os dentes fechar a torneira.
● Ajudar na reciclagem – Esse pensamento pode ser executado não só em minha casa, mas no trabalho e no dia a dia de cada cidadão, tais como:
- Lixo orgânico – Separar o mesmo em um recipiente, para que eu possa realizar o cultivo de adubo orgânico.
- Horta em casa – Realizar com o adubo orgânico uma pequena horta dentro da minha casa.
● Conscientização econômica – Não apenas me ajudará, mas também o mundo.
- Carro parado – Quando estiver parado no semáforo ou esperando alguém, deligar o carro, sempre que possível.
- Sacola plástica – Utilizar sacolas feitas de pano, ou biodegradáveis, isso contribuirá com a queda dos preços dos produtos, pois os lojistas não precisaram ter gastos com sacolas.
- Econoágua – Instalação de uma rede de captação da água da chuva para reutilização em casa e também na economia monetária.
Essa é minha agenda 21, tentei colocar o meu ponto de vista e a minha colaboração para a minha cidade. Claro que não é apenas uma coisa que faço hoje, ou que faço amanha, que mudara, mais acredito que cada um possa fazer a sua parte, na reciclagem de todos os produtos que possamos reutiliza-los, em todo modo á até na forma de usa-los.
Moro em Pirassununga, São Paulo, Brasil.
Em minha cidade, o termo SUSTENTABILIDADE não é muito levado a serio, pois não vejo nenhum movimento sobre o assunto acontecer, e quando á algum não tem uma continuidade do mesmo. Apesar que á um horto dentro da cidade, mais não é bem cuidado e está esquecido pela população.
...