Matriz de análise |
Disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos | Módulo: MBA Gestão Empresarial |
Aluno: | Turma: 0318-8_6 |
Tarefa: Analise do projeto do evento musical da empresa CCC. |
Características do projeto |
A empresa CCC tem um plano atual de promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, para isso adquiriu a DT produções para auxiliar nesse projeto. O local a sediar o evento será o Centro de Eventos FIERGS. Sobre a ótica de gestão de projetos, o evento que será promovido pela CCC é tratado como um projeto. Devido as seguintes características, conforme definição do PMBOK: - Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um serviço neste caso um evento que é exclusivo.
- O projeto é temporário pois tem uma data prevista para iniciar e uma data prevista para terminar.
- O projeto gera entregas que serão executadas exclusivamente neste projeto.
|
Entregas do projeto segundo as fases de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento |
Fase 1 - Concepçao do Evento - Termo de abertura projeto (TAP) - documento que formalmente autoriza a abertura do projeto e descreve requisitos prelimiares que atendam as expectativas das partes interessadas.
- Registro das parte interessadas - identifica as organizações ou pessoas envolvidas, neste caso podemos citar as principais a empresa e o publico que ira assistir o evento.
- Garantir a qualidade – estabelecer quais são os requisitos de qualidade do projeto e que o cliente espera receber.
- Validar o Escopo - tem como finalidade obter o aceite formal por parte do cliente e patrocinadores (neste caso a empresa de fast food) para as entregas a serem realizadas no projeto.
- Determinar o Orçamento – Levantamento dos custos estimados das atividadades ligadas ao projeto, este levantamento é importante para estabelecer se o valor está dentro do esperado pela CCC .
Fase 2 - Detalhado do Evento e Contratações
- Plano de gerenciamento do projeto - descreve como o projeto será executado, controlado, monitorado e encerrado. Auxilia tambem como a principal referência para a equipe de projeto.
- Estabelecimento dos requisitos do projeto, produto e serviço - descreve detalhadamente qual será o nível e as expectativas que as parte interessadas idealizaram o evento.
- Descrição detalhada do projeto - descrever detalhadamente como será composto o evento
- Estrutura analitica do projeto (EAP) - é a estrutura que auxilia o desmenbramento das fases do projeto, permite ter uma visão e controle das entregas dos projetos
- Cronograma - com base no EAP é montado um cronograma com inicio e termino de cada atividade ou fase.
- Agregação dos custos – é o refino dos custos separados por entregas de projeto conforme a EAP.
- Matriz de responsabilidade – alocação dos responsáveis pela entrega e responsabilidade de cada integrante da equipe do projeto.
- Conduzir aquisiçoes - define pacotes d trabalho que serão adquiridos e classificação de propostas;
- Controlar aquisicoes - O principal objetivo desse processo é assegurar que as empresas subcontratadas atendm os requisitos estabelecidos em contrato.
- Controle de solicitaçoes de mudancas – nesta etapa é definido como as mudanças serão tratadas, durante o projeto toda as solicitações devem ser tratadas.
- Controle de escopo - processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações do escopo base ou inicial.
- Controle de custos - monitora e atualiza o orçamento e gerenciamento de alteraçoes com relação aos custos
- Controle de qualidade - tem como objetivo validar a qualidade das entregas e se as entregas estão de acordo com os requisitos estabelecidos.
- Gerenciamento de riscos – seu objetivo e avaliar e se antecipar aos possíveis eventos negativos de forma a minimizar seus impactos no projeto. E identificar oportunidades e maximizar seus resultados no projeto.
- Monitoramento e controle – avaliar as áreas que exigem mais atenção, avaliar a saúde do projeto e evitar os desvios.
- Gerenciar a equipe de projeto – acompanhar o desempenho da equipe, dar feedback e propor mudanças na equipe.
- Encerrar a fase – finalizar todas as atividades pertencentes a esta fase antes de migrar para a outra fase do projeto.
Fase 3 - Evento - Gerenciar comunicações - é a importância de gerir a informação e a importância de estar disponível a equipe de projeto, bem como as partes interessadas no projeto.
- Gerenciar a equipe de projeto – acompanhar o desempenho da equipe, dar feedback e propor mudanças na equipe.
- Engajamento das partes interessada – verificar o engajamento da equipe do projeto, a empresa CCC e a fast food. Verificação da interação entre as partes envolvidas para solucionar as questões a medida que ocorrem.
- Monitoramento e controle – Deve ser acompanhado e efetuar ajustes no processo de forma a atender os objetivos estabelecidos.
- Validaçao – importante atividade a ser executada no momento do evento e o checkpoints das entregas das atividades do projeto.
- Mediçao do controle de qualidade – auditar se os requisitos de qualidade estabelecidos estão sendo cumpridos na entrega e na montagem do evento.
- Controlar aquisicoes - O principal objetivo desse processo é assegurar que as empresas subcontratadas atendm os requisitos estabelecidos em contrato.
- Controle de qualidade - tem como objetivo validar aqualidade das entregas e se as entregas estão de acordo com os requisitos estabelecidos.
Fase 4 – Desmontagem e Avaliação de Desempenho - Monitoramento e controle – coletar as medições realizadas e índices de desempenho após o evento e dissemina-las.
- Relatorio de desempenho
- Encerrar aquisiçoes - Apoio do processo de encerramento da fase ou do projeto, atualiza registros, obtem informações e encerra o contrato.
- Controle de custos - realiza o fechamento e emisao de relatorios de custos.
|
Estrutura das empresas CCC e DT Produções |
A estrutura da empresa DT Produções deve ter uma estrutura organizacional projetizada, que dá mais autonomia para o gerente de projeto gerenciar sua equipe. Essa estrutura é organizada por departamentos que executam o trabalho em conjunto e respondem direto ao gerente de projeto. Sendo a DT especializada em gerenciamento de projetos específico para eventos, uma estrutura matricial ou uma estrutura funcional o gerente de projeto teria pouca autonomia.
Já a CCC sendo de uma empresa de origem familiar a tendência que apresente uma estrutura matricial fraca, onde se caracteriza pelo gerente de projeto limitado ao papel de coordenador. Não possue dependência na tomada de descisão, o que diminui sua autonomia tende a sempre reportar ao seu superior hierárquico.
|
Referências bibliográficas |
Fundação Getúlio Vargas – FGV Management. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 3 ed. São Paulo: Editora IDE, 2014.
DORES, André. Estrutura Organizacional Matricial. Disponível em: https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/01/estrutura-organizacional-matricial// Acesso em novembro 2017.
MONTES, Eduardo. Plano de Gerenciamento de Projeto. Disponível em: https://escritoriodeprojetos.com.br/plano-de-gerenciamento-do-projeto Acesso em setembro 2017.
FORESTI, Andressa PMBOK: Guia de Gerenciamento de Ciclo de Vida do Projeto. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida Acesso em maio 2015.
|