As Finanças Empresariais
Por: Grola • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.447 Palavras (6 Páginas) • 189 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 9
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste na elaboração de orçamento empresarial utilizando dados empresarias para a mensuração dos resultados, demonstrando sua utilidade e importância no processo administrativo diário dentro das organizações. Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, os métodos da Administração Financeira e Orçamentária, Direito Tributário e Mercado de Capitais. A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível.
Desta forma esse trabalho tem por finalidade, pôr em prática o conhecimento das matérias do semestre, onde o acadêmico desenvolverá a capacidade de análise e avaliação financeira de empresas, tanto no ambiente interno, quanto na sua relação com o ambiente econômico em que está inserida.
2 DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha um bom resultado: a organização, o planejamento, a direção e o controle. Não basta só controlar a entrada e saída de recursos, é imprescindível saber quanto realmente se tem de lucro, quais os gastos fixos e variáveis e se a estrutura da organização atende suas necessidades. Pensando nisto, Gabrielle e Marcos que são sócios na empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A, ao iniciarem suas atividades com a fabricação de um novo produto no mercado decidem contratar uma consultoria administrativa afim de sanar algumas dúvidas e obter informações financeira e orçamentárias sobre o negócio que iniciarão.
A seguir será apresentado o relatório que o administrador responsável pela consultoria preparou para esclarecer as dúvidas que foram apresentadas por Gabrielle e Marcos e para que os sócios possam fazer um maior planejamento foi apresentada a DRE e o Fluxo de Caixa com base nos dados apresentados pelos sócios, e também um Orçamento de Vendas, considerando a projeção de vendas para primeiro, segundo e o terceiro trimestre com os devidos tributos sobre o faturamento e um Orçamento de Produção do primeiro, segundo e terceiro trimestre, considerando que a empresa tem como política de estoque manter uma quantidade de 10% das vendas do trimestre seguinte.
As dúvidas dos sócios e o esclarecimento destas seguem abaixo:
• Qual é a importância do Fluxo de Caixa? A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo. Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.
• O que é Custo de Oportunidade? O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade". Exemplo: Uma empreendedora utilizou um amplo e bem localizado imóvel da família
para instalar um Salão de Beleza, após anos de trabalho percebeu que os lucros mensais do negócio estavam estabilizados e rendiam aproximadamente R$ 5 mil por mês, no entanto, caso optasse por alugar o imóvel obteria um aluguel mensal de pelo menos R$ 8 mil, esse seria
portanto o seu custo de oportunidade, ele não aparece na contabilidade do Salão de Beleza, mas mostra a empresária qual é a melhor opção de emprego do imóvel.
• Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais? O que são? Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Os tipos de orçamentos são: Orçamento Estático, Orçamento Flexível, Rolling Budget Eforecast, Beyond Budgeting, Orçamento Ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle matricial.
• O que é Payback Descontado? É o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
• Quais diferenças existem entre Taxa, Contribuição e Imposto? É muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes. Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal, federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública. As Contribuições estão divididas em dois grupos: Especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social). Contribuição de Melhoria é quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão pois ele teve um claro benefício. Os impostos podem incidir
...