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As Simulações Empresariais

Por:   •  5/11/2016  •  Artigo  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

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FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SUMULAÇÕES EMPRESARIAIS

FRIOMASTER

GOVERNADOR VALARES/ 2016

SUMULAÇÕES EMPRESARIAIS

FRIOMASTER

Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Simulações Empresariais do curso Ciências Contábeis.

Professor: SANDRO GONÇALVES

GOVERNADOR VALADARES/ 2016


RESUMO

A dinâmica da disciplina, tem como objetivo simular o ambiente empresarial do setor industrial. As empresas simuladas são pequenas empresas tendo, portanto, través da tomada de decisão, seu resultado baseado no desempenho acumulado (lucro ou prejuízo).

Palavras Chave: Empresas simuladas, Tomada de decisão, Resultado.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        
  2. CENÁRIO INICIAL DA EMPRESA        
  3. CAMIMHOS E ESTRATÉGIAS ADOTADOS, PRINCIPAIS PROBLEMAS, PONTOS FORTES CONQUISTADOS E CAMINHOS E ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADOS NO SETOR DE PRODUÇÃO.        
  4. CAMIMHOS E ESTRATÉGIAS ADOTADOS, PRINCIPAIS PROBLEMAS, PONTOS FORTES CONQUISTADOS E CAMINHOS E ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADOS NO SETOR DE VENDAS.        
  5. CAMIMHOS E ESTRATÉGIAS ADOTADOS, PRINCIPAIS PROBLEMAS, PONTOS FORTES CONQUISTADOS E CAMINHOS E ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADOS NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS.        
  6. CAMIMHOS E ESTRATÉGIAS ADOTADOS, PRINCIPAIS PROBLEMAS, PONTOS FORTES CONQUISTADOS E CAMINHOS E ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADOS NO SETOR FINANCEIRO.        
  7. CONCLUSÃO        
  8. REFERÊNCIA        
  9. ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

A disciplina de Simulações Empresariais tem como objetivo propor a nós, alunos, vivenciarmos o mundo empresarial e seus desafios em um ambiente virtual. Buscamos o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossas habilidades e capacidade de crescimento profissional, vivenciando de modo fictício as consequências de nossas escolhas gerenciais, onde a tomada de decisão é o processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade que possamos enfrentar no decorrer do jogo.


  1. CENÁRIO INICIAL DA EMPRESA

A empresa FRIOMASTER iniciou suas atividades no mercado de forma homogênea em comparação aos demais concorrentes, situada em prédio próprio, com uma capacidade de produção de 1.000 peças de ar condicionado, 5 máquinas X1 com capacidade de produção de 200 unidades cada, e 3.000 unidades de matéria prima A e 2.000 unidades da matéria prima B, com 47 funcionário no chão da fábrica e 9 integrantes na diretoria. Iniciamos com o intuito de produzirmos e vendermos 100% de nossa capacidade de produção em todos os períodos, porém um erro de estratégia no período teste 1 (que será abordado nos próximos tópicos), comprometeu nossos resultados.


  1. CAMIMHOS E ESTRATÉGIAS ADOTADOS, PRINCIPAIS PROBLEMAS, PONTOS FORTES CONQUISTADOS E CAMINHOS E ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADOS NO SETOR DE PRODUÇÃO.

No período 1 aumentamos a capacidade de produção de nossa empresa trocando o maquinário que antes era tipo X1 para X3 capaz de produzir 1200, porem devido a falha no envio do Relatório de Decisão, no qual faltaram algumas informações não produzimos no período 1.

No período 2 também não houve produção por falta de matéria prima, devido à falta de informações sobre programação de compras no relatório do período 1. Mas para amenizar o prejuízo reduzimos os custos e despesas do período 2.

No período 3 aumentamos a capacidade produtiva para 1800 unidades comprando 1 maquina X2. E produzimos 1200 unidades pois não havia nem mão de obra e nem matéria prima suficiente para a produção de 1800 unidade, sendo assim foi feita a programação de compra para o próximo período.

Com aumento da capacidade produtiva de 1200 para 1800 tivemos que contratar mais funcionário para operar o maquinário.

Nos períodos seguintes aumentaremos a capacidade de produção reduzindo o custo unitário para poder trabalhar melhor o nosso preço de venda e torna-lo mais atrativo.


  1. CAMIMHOS E ESTRATÉGIAS ADOTADOS, PRINCIPAIS PROBLEMAS, PONTOS FORTES CONQUISTADOS E CAMINHOS E ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADOS NO SETOR DE VENDAS.

No período teste 1, iniciamos com a estratégia de vendermos 70 % de nossa capacidade produtiva para o Distribuidor 1 com base na cotação do preço médio praticado no mercado e 30% para o Distribuidor 2 praticando o preço máximo do mercado com a visão de termos lucro a longo prazo. Por falta de produtos em estoque devido a um erro estratégico, a empresa FRIOMASTER não vendeu no período teste 1.

No período teste 2 não realizamos estratégias em vendas, devido a incapacidade produtiva da empresa decorrente de reflexos sofridos do período teste 1. Já no período teste 3 recuperamos nossa capacidade produtiva e vendemos 100% de nosso estoque de produtos acabados o que nos trouxe um resultado bruto de R$ 428.000,00 em vendas. Consideramos assertivas as estratégias adotadas no período teste 3 e as praticamos também no período teste 4 e fomos bem sucedidos em nossa decisão, vendemos as 1.800 unidades produzidas praticado o nível 3 em marketing almejando conquistar nosso mais exigente Cliente, o Distribuidor 1. O nível 3 em marketing foi praticado em todos os períodos em que participamos, com isso mantivemos competitivos no jogo.

A nossa maior dificuldade foi em virtude do erro ocorrido no período teste 1, onde a capacidade em 0% no mesmo período, e a falta de matéria prima no período teste 2, nos impediram de vender. Os pontos fortes conquistados foi que mesmo sofrendo duras penalidades decorrentes do primeiro período não nos damos por vencidos e voltamos ao mercado de forma a competitiva.

Nossa estratégia para o setor de vendas para os próximos períodos será lembrar dos erros cometidos somente para nosso aprendizado, e os acertos como caminhos para se chegar a excelência em vendas. Analisamos o mercado atual do jogo e projetamos iniciar o período oficial vendendo 1.000 unidades e finalizarmos vendendo no mínimo 3de.600, o que pode mudar conforme a demanda do mercado.

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