As principais teorias administrativas contemporâneas
Por: Marcelo Lobato • 16/8/2017 • Dissertação • 263 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
As principais teorias administrativas contemporâneas:
Administração Quantitativa: apresentada na gestão administrativa aplica método estatísticos, modelos matemáticas, e modelos de otimização, e, métodos de informações com o uso do computador. O administrador, a partir dos resultados desses modelos, tem em mão uma ferramenta para a tomada de decisão, contudo o êxito só será conseguido, se esse modelo for utilizado de maneira correta. A desvantagem dessa abordagem é ser restritiva, muitas vezes não sendo possível quantificar um fenômeno organizacional de características profundamente qualitativas.
Comportamento Organizacional: surgida nos meados do século XX, essa teoria, conforme cita Claudia Bitencourt, no sítio sobreadministração, disponível em:<http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/>. Acesso em: 12 out. 2015, apresenta ênfase nas pessoas, no comportamento humano e organizacional, e nos processos de trabalho.
Apresenta a teorias X e a teoria Y. Na primeira o homem é visto como preguiçoso e que busca trabalhar o menos possível em troca de recompensas. Já a segunda, afirma entre outras coisas, que as pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. É completada pela Pirâmide das Necessidades de Maslow (fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização).
Escola Sistêmica: sua finalidade é identificar propriedades características dos sistemas em geral. Sistema, segundo um de seus conceitos, é um todo organizado ou complexo. Seu enfoque possibilita a compreensão múltipla e interdependente das causas e variáveis dos sistema complexo e organizações complexas. Teoria Sistêmica. Disponíbvel em:< http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAW1UAJ/teoria-sistemica>. Acesso em: 12 out. 2015.
Seus elementos componentes são: entrada, processamento, saída, feedback e ambiente. Outros conceitos: hierarquia dos sistemas, sistemas fechados, sistemas abertos, entropia e entropia negativa, homeostase dinâmica e estabilidade, diferenciação e resiliência.
...