TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ausência de Parcerias do Poder Público para com o Sindicato dos Trabalhores Rurais

Por:   •  29/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.660 Palavras (15 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 15

  1. INTRODUÇÃO

              O interesse em aprofundar sobre o assunto relacionado a aplicação do capital intelectual tem como objetivo dar enfoque para a área rural por ter em sua maioria trabalhadores sem escolaridade nenhuma. Em decorrência disso o desenvolvimento econômico rural tem suas limitações de crescimento na agricultura rural em função do escasso recurso financeiro e da falta de capital intelectual a ser aplicada aos trabalhadores e isso ocasiona um baixo rendimento produtivo.

              Devido a falta de recurso financeiro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Boa Vista do Ramos que é o representante de peso dessa categoria tem dificuldade em desenvolver atividades para seus associados, haja vista que o Sindicato sustenta-se apenas com as contribuições oriundas dos próprios trabalhadores rurais.

              Por este fator determinante o sindicato nem sempre pode oferecer cursos, treinamentos e um acompanhamento técnico para seus associados que fazem financiamentos e não sabem qual a melhor maneira de aplicá-los. Outro problema também que o trabalhador rural das vicinais no município tem muita dificuldade em trazer seus produtos com qualidade para a cidade devido à falta de transportes adequados. Por estes motivos, é de extrema importância a parceria da Prefeitura do município no processo desenvolvimento econômico dos trabalhadores rurais.

              A partir da pesquisa feita foi possível verificar as negociações viáveis da parceria entre o Poder Executivo Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, identificando o fator ocasionador da dificuldade enfrentada pelo Sindicato e a importância que o Poder Executivo tem para a execução de políticas públicas voltadas para o trabalhador rural.

              O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Boa Vista do Ramos é uma categoria de grande importância para a defesa dos trabalhadores rurais e além de defender, luta para que estes tenham uma vida mais digna, ofertando cursos, treinamentos e entre outros, e por nem sempre ter recursos financeiros suficientes, precisa da ajuda de outros órgãos para que prossiga com suas atividades. Menciona-se a prefeitura do município como um colaborador de grande relevância, pelo fato de ter o mesmo interesse em prestar serviços à sociedade da qual os trabalhadores rurais fazem parte. Vale ressaltar que o investimento nos trabalhadores implica diretamente na economia do município e proporciona qualidade na atividade rural e geração de renda.

                Por este motivo a pesquisa buscou resultados que enfatizasse e mostrasse os benefícios oriundos dessa força tarefa que une órgãos públicos e privados para a execução de projetos que tem a possibilidade de mudar o pensamento e ampliar o conhecimento do agricultor especificamente, haja vista, que este tem um grande potencial a ser explorado mas que, no entanto, não possui incentivos que visem seu progresso na área rural.

                Por ser um tema abrangente a análise buscou dar enfoque ao agricultor rural, visto que, maior parte não possui escolaridade e tem pouco conhecimento técnico para executar suas atividades de forma eficiente. Apesar de hoje em dia a tecnologia já ter alcançado o meio rural muitos ainda não se adequaram a esse instrumento de grande valia que fornece pontes para outros horizontes, principalmente para o conhecimento.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

              O sindicato dos Trabalhadores Rurais tem como objetivo defender todos os direitos do trabalhador rural e interesses econômicos, e para que esta instituição continue dando esse auxílio é preciso que os trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam contribuintes pagando em dia suas contribuições, isso faz com que o Sindicato esteja atuante e prossiga seu trabalho em prol dessa classe de trabalhadores. No entanto, precisa-se de um olhar a mais das autoridades de cada região onde a agricultura não é muito observada, para que haja investimentos voltados a atender às necessidades dos trabalhadores do setor primário (FURQUIM, 2011).

              De acordo com Santos (2004) apud Fidalgo (1999, p. 137) “A educação profissional é dada a tarefa de forjar um novo trabalhador, capaz de adequar-se aos mercados informais e/ou precários de trabalho. Tanto é assim que em todos os textos analisados aparece a noção de formação no quadro de uma política de trabalho e renda, e não especificamente o emprego”.

              O Capital intelectual é um conhecimento que diminui a marginalização daqueles que estão a mercê de toda informação que pode mudar seus destinos, Santos diz que:

O conhecimento, fator de produção, é um bem (capital) agregado ao trabalhador. Sendo este também possuidor de capital, o antagonismo e a luta de classes perdem a razão de ser, pobreza e fracassos pessoais são decorrentes da falta de mérito do indivíduo, da ausência de senso de oportunidade familiar e pessoal nas escolhas vocacionais. Já no plano macroeconômico, são decorrentes da ausência de investimentos corretos no sistema educacional. Essa relação causal entre escolaridade e renda, para cuja determinação segundo o tecnicismo de mercado, não são considerados fatores políticos condicionantes da distribuição de riquezas, ignora o caráter reprodutor da educação, considerando apenas a sua face produtora.

              O investimento na área rural é de extrema importância, pois, garante a sobrevivência dos trabalhadores rurais, por isso, deve-se visualizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, trazendo assim, benefícios para essa área que em muitas regiões são esquecidas (CAIRES, s.d).

             Conto e Schnorrenberger apud Mota (2002, p. 34) destacam que o:

Investimento é considerado a situação na qual ocorre inversão de capital de alguma forma, seja financeira ou intelectual, porém, de certa forma traz benefícios vindouros que busca a criação de valor, ou seja, recuperação do valor investido, que sempre se espera um retorno positivo ao fazer um investimento.

              Conforme Conto e Schnorrenberger apud Gitman (2005), a decisão que leva alguém a efetuar um investimento é complexa, passando num primeiro momento pela análise do retorno esperado. [...] Normalmente os investimentos cujos retornos esperados sejam maiores tendem a ser mais atraentes aos investidores. O problema em se deixar levar apenas pela análise de ganhos esperado é que lucros futuros nunca são certos.

              Segundo Pereira e Aragão (2015), “A importância do treinamento e capacitação das pessoas nas organizações pretende enunciar as necessidades e as potencialidades dos Recursos Humanos nas organizações contemporâneas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com