BI Inteligência de Mercado Caso Harvard
Por: LomaAzevedo • 9/3/2021 • Resenha • 542 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM NOVOS NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Resenha Crítica de Caso
Paloma Tavares Rainho Azevedo
Trabalho da disciplina: Ferramentas de Inteligência de Negócios
Tutor: Prof. Mauro Cesar Cantarino Gil
Florianópolis
2020
UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO BUSINESS INTELLIGENCE
COMO INSTRUMENTO DE APOIO À CONTROLADORIA
Referência:
REGINATO, Luciane; NASCIMENTO, Auster. Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à Controladoria. Revista Contabilidade & Finanças - USP, vol. 18, junho, 2007, pp. 69 -83. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/pg0873/Biblioteca_64155/Biblioteca_64155.pdf. Acesso em 02/03/2021
O caso aborda a importância das ferramentas de Business Intelligence na área de controladoria e como elas podem auxiliar no processo decisório através da promoção de informações fidedignas, confiáveis e analisáveis.
O trabalho do autor propõe investigar a contribuição das ferramentas de Tecnologia da Informação, especificamente as de Business Intelligence (BI), tornando evidente a situação precedente e posterior à implantação e uso das referidas ferramentas na empresa estudada.
As ferramentas de BI servem de apoio ao sistema existente na empresa, tendo como objetivo transformar grandes quantidade de dados em informações para a tomada de decisões, o que contribui diretamente para as funções da área de controladoria na obtenção, análise e comunicação de informações para os gestores, além de permitir a essa área o estreito monitoramento das atividades da empresa como um todo. Possibilitando a empresa ter flexibilização e dinamicidade em seus processos, podendo inclusive suprir várias de suas deficiências e gerar um clima favorável ao seu desenvolvimento contínuo e ao seu pleno controle organizacional.
O caso estudou uma a empresa fabricante de sistemas de energia durante o período de agosto de 2003 à dezembro de 2005, onde foram realizadas entrevistas com os colaboradores da empresa, pesquisa de documentação, registros em arquivos e observação direta. Durante a pesquisa de campo, foi observado o funcionamento e a rotina das áreas investigadas, sendo a análise dos dados realizada a partir de todas as evidências coletadas e estruturadas de acordo com o propósito e referencial teórico do estudo.
Durante a implementação das ferramentas de Business Intelligence, foi observado que não existiam informações que sustentassem tecnicamente as decisões e consequentemente as ações tomadas pela diretoria. Cada departamento estudado (controladoria, vendas, tecnologia da informação e produção) da empresa se esforçava para ter bons resultados, mas não tinham como medir se estavam executando adequadamente sus tarefas e sem visão de como estavam afetando direta e indiretamente os outros departamentos e o resultado da empresa.
...