Brasil importação e Exportação
Por: Nessa0112 • 7/10/2015 • Projeto de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
Brasil exportação e importação
O Brasil teve um avanço significativo na exportação e importação, e valorização na Balança Comercial e avanço com o Plano Real.
Se compararmos o início dos anos 90 com os dias atuais, podemos verificar que o Brasil é um grande concorrente internacional deixando sua economia em muitos momentos em superávit com sua Balança Comercial.
Com a redemocratização do país e a vitória de Collor, o parque industrial teve abertura e fortalecimento no mercado interno e externo.
A estabilização econômica, alcançada com o Plano Real de FHC, surte efeitos até hoje com a estabilização da inflação, sendo assim buscamos índices de crescimento econômico. Com o segundo mandado de FHC, que podemos verificar que a Balança Comercial teve resultados positivos, devido a algumas medidas houve um crescimento nas nossas exportações.
A figura mostra o comportamento da taxa de câmbio efetiva real. Verifica-se que o segundo mandato apresentou um nível de taxa de câmbio mais pró-exportação que os níveis observados no primeiro mandato FHC e no início do governo Lula.
[pic 1]
Vale ressaltar que a desvalorização da moeda em 1999, com a adoção do câmbio flutuante, provocou um descontrole da economia, após este momento teve um aumento dos nossos níveis de exportação, pois nossos produtos internos se tornaram competitivos, fazendo com que a Balança Comercial tivesse uma melhoria em seus saldos.
A medida de privatizações, surtiram efeitos bons para nosso pais, temos como exemplo grandes empresas como a Vale do Rio Doce, que recentemente se tornou a segunda maior mineradora do mundo.
O Brasil teve um grande avanço no comercio exterior com o governo Lula, foi nesse período que atingimos os recordes na Balança Comercial, porem com a valorização da nossa moeda fez com que a Balança Comercial tivesse uma queda do superávit apresentado no decorrer dos anos.
Para a Balança Comercial começar a ter um estimulo e superávit nas exportações, o Brasil tem que explorar mais seus produtos de alto valor agregado e de tecnologia de ponta, e não ficar somente as commodities e produtos agrícolas. Vale ressaltar que as importações de maquinários e bens de capital devem ser estimuladas sempre com intuito de melhorar nossa produção interna surtindo efeitos positivos nas empresas nacionais.
...