Case Aibo e Wee Bot
Por: librelotto413 • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 2.341 Visualizações
Página 1 de 3
Centro Universitário Ritter dos Reis
MBA Marketing
Comportamento do Consumidor
Renan Lunardelli Basso
Trabalho Final: Case Aibo e Wee Bot
- O Aibo pode expressar seu comportamento e ao mesmo tempo tocar uma musica que dono pode não gostar da musica. Outro fator negativo que afeta o Aibo é ele não possuir mecanismo de resposta. Ele é vendido em uma loja virtual e o preço relativamente caro.
Já o wee bot dificulta o relacionamento dele com o dono devido sua linguagem extraterrestre e como ele responde ao seu dono por sentimentos, quando não esta feliz não se comporta, ele pode ser perigoso para as crianças e o formato dele pode influenciar no desejo de compra de uma pessoa.
- Evidenciado aspectos mais sociais, o consumidor é fortemente e constantemente influenciado pelo gosto dos amigos, vizinhos e todas as pessoas do seu circulo mais próximo que o rodeiam, pois é constantemente bombardeado mesmo que indiretamente por promoções, publicidade do produto que o leva nem que seja inconscientemente em pensar em adquirir o produto. Também a família tem um papel fundamental, pois através da sua experiência orientara os hábitos de consumo que poderão tender ou não para tecnologia Já como fator cultural, a influência está totalmente ligada à cultura de determinado país ou região em consumir e utilizar robôs, de forma que se valorize este tipo de produto pelas pessoas desta região como um bem de consumo qualquer.
- As influências que são transmitidas pelos grupos de referências pelos futuros usuários se dão de forma direta ou indireta com os grupos primários, comparando a experiência de compra que o vizinho ou algum amigo teve com este produto, além dos grupos de aspiração, no qual estes futuros usuários compram o produto para se sentir parte de um determinado grupo que possui robôs.
- Creio que estes indivíduos que compram um robô de estimação estão procurando satisfazer suas necessidades relacionadas a amor, relacionamento ou amizade, visto que seus usuários são crianças ou adultos solteiros, combinado com a dificuldade de manter atenção integralmente desta companhia.
- Em minha opinião, a Sony decidiu vender o Aibo pela internet por se tratar de um produto que o usuário não necessita saber característica como um cão comum, onde ele teria que vê-lo, tocá-lo, observar se há empatia, o comportamento do animal de estimação. O Aibo trata-se de uma máquina como outra qualquer, que possui comportamento padrão e especificações certas, gerando mais rapidez na decisão de compra. Sendo assim, o processo de compra é influenciado diretamente, pois a busca por informações e alternativas torna-se mais rápida via web, acelerando o processo de adquiri-lo, o que torna um ponto positivo para o público alvo. Por esses motivos, acredito que tenha sido uma decisão acertada da empresa, haja visto suas vendas em minutos nos Estados Unidos e Japão.
- Com as vendas feitas pela internet, a taxa de difusão do Aibo pode aumentar a partir do momento em que seus usuários, já utilizando o produto, compartilham suas experiências no uso do produto com seus contatos nas redes sociais, sejam com fotos ou pequenos vídeos, pois estes usuários já possuem o costume de partilhar suas experiências boas nesse meio. No entanto, visto que é um novo setor de produtos e que muitos países sequer têm cultura de utilização doméstica deste tipo de produto, a Sony poderia difundi-los através de feiras de tecnologia em um primeiro momento, e posteriormente tentar alocar em centros de grande movimento, com um espaço especial de apresentação, para que as pessoas daquela região o vejam e possam experimentá-lo e conhecê-lo. Assim, acredito que a Sony poderia estar vendendo também em lojas físicas posteriormente, ampliando a difusão de seu produto.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com