Case JBS
Por: Michele Kreimeier • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 669 Visualizações
Case JBS
Questões a serem respondidas:
1.Quais os foram os principais entraves encontrados pela JBS em sua estratégia de inserção internacional?
Através da sua tentativa de inserção internacional através do mercado argentino, a JBS adquiriu várias empresas no país, começando pela Swift Argentina em 2005 e em seguida partiu para outros frigoríficos. No entanto, a partir de 2006, o governo argentino passou a limitar as exportações de carne in natura, numa tentativa de garantir o abastecimento interno do países com preços estáveis. Assim, o governo impôs um rígido controle de preços para os treze cortes de carne mais populares e cotas de 40 mil toneladas por mês, além de obrigar os frigoríficos a comprovar a existência de carne suficiente para abastecer o mercado interno. A partir dessa limitação, a JBS Argentina reorientou suas operações para o mercado interno. No entanto, em 2008, o único tipo de carne que o governo argentino liberava para exportação eram os produtos termoprocessados, que representavam 40% da produção da empresa.
Com todas as dificuldades encontradas pela empresa no mercado argentino, a mesma exportou para quase 50 países, em 2008, sendo que um aumentonas exportações seria possível se a burocracia interna se tornasse mais ágil e se fossem reforçados os tratados bilaterais firmados pela Argentina.
2. Quais foram os principais facilitadores percebidos pela JBS na decisão por sua expansão internacional?
Primeiramente, a JBS acreditava que ainda que houvessem fortes restrições e exigências sanitárias para a carne brasileira, uma conjunção de fatores iria propiciar um crescimento no mercado de carne bovina do país. Dentre esses fatores haviam: o crescimento da renda per capita de países em desenvolvimento; o medo da gripe aviária, ocasionando a substituição da carne de frango pela carne bovina; aumento na importação da região da União Européia, devido aprodução nessa região estar em queda; e a disseminação dos hábitos culinários da cultura ocidental pelo mundo, possibilitando a abertura de grandes mercados, como o chinês.
A partir da aquisição da empresa Swift Foods&Company, sediada no estado norte-americano do Colorado, a JBS percebeu três fatores que possibilitavam a sua internacionalização a partir do mercado norte-americano, sendo eles: a facilidade de crédito que existia no momento aliada à força da moeda brasileira em facilitar essa internacionalização em escala maior; a crise no mercado americano;e a ligação com a marca Swift.
3. O Canal de Distribuição usado no mercado doméstico pode ser considerado uma estratégia da empresa?
O mercado doméstico tem utilizado como forma de organização, a distribuição de seus centros de produção e armazenamento dividindo-os em países diferentes, como no caso da JBS na qual sua estrutura corporativa compreendia cinco divisões de produção: Brasil, Argentina, EUA Austrália e Itália, sendo a divisão norte-americana a de maior abrangência e complexidade. Com isso a empresa pôde expandir-se com maior facilidade. O canal de distribuição utilizado pode ser considerado uma estratégia da empresa um tanto arriscada, porém com grandes oportunidades a serem criadas.
...