Case UPS
Por: Malks • 17/5/2015 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Análise do Case da Ups Business Motor™ Export Index Latin America
Introdução
O case se trata de um estudo com executivos de 40 pequenas e médias empresas (PME’s), com o objetivo de identificar as melhores práticas e promover o crescimento dentro deste segmento.
O case acima citado apresenta diversos fatores os quais forem levados em conta para escolher quais empresas participariam, e exibe ainda as principais descobertas obtidas pelo estudo, além de identificar as melhores práticas apontadas pelo estudo.
Análise
Parte do resultado mostra que, para que se possa obter sucesso no segmento, é preciso criar um departamento de comercio exterior dentro da empresa, mostrando que tal medida é um fator de significativa contribuição. Além disso, também se destacou que oferecer um produto de qualidade com preço competitivo contribuiu para o crescimento significativo das vendas, além de seguir á risca os prazos de entrega com eficiência, o que é essencial para o ramo de negócios de exportação.
Os métodos utilizados para realização de pesquisa são classificados em 3 partes, tidas como Formal, Interna e Informal.
Relacionado á inovação, a grande maioria dos executivos acredita que treinamentos e workshops periódicos o processo mais importante para impulsionar a exportação, além da parceria com instituições acadêmicas e de pesquisa ser uma estratégia para estimular a inovação do produto.
A adoção de novas tecnologias de informação e comunicação também é considerada uma prática viável para melhorar a inovação dos produtos e processos, apesar de sua pouca utilização.
Destaca-se também a importância de estruturar seus sistemas internos, visando sempre a melhoria dos seus canais de distribuição e logística, e de suprimentos. Outro fator de alta importância é o método escolhido para transporte de remessas.
O produto de exportação foi outro item avaliado, onde metade dos executivos determinaram o seu estoque com base nos produtos oferecidos no mercado alvo, e outra parte determinou seu produto com base em hábitos de consumo do mercado alvo. Outro aspecto destacado é a política de preço, onde parte baseia seu custo em custos e lucros projetados pela empresa, outros se baseiam na concorrência. O desconto oferecido também se baseia no volume de compra e no pagamento antecipado.
Conclusão
Após a análise de case, conclui-se que, há diversos fatores que são levados em conta durante os processos de exportação, tais como preço, promoção, qualidade da entrega, tempo de entrega, eficiência, além de ter um setor ou pessoal responsável por essa operação, realizar periodicamente treinamentos e workshops para estimular a inovação e impulsionar a exportação.
O ideal é proporcionar ao cliente uma entrega de qualidade, onde os produtos cheguem inteiros, na hora certa, o que pode lhe prospectar novos clientes e melhor confiabilidade da sua empresa no mercado, onde o produto a ser exportado pode ser determinado por várias formas, como citados na análise.
...