Certificações das Normas ISO 9001 e 14001 em Uma Empresa do Setor de Rochas Ornamentais
Por: fellipeluparelli • 29/6/2016 • Artigo • 6.499 Palavras (26 Páginas) • 729 Visualizações
AS CERTIFICAÇÕES DAS NORMAS ISO NO SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO CIRCUNVIZINHA
Daniele Lima Chiecon (aluna) – daniele.chiecon@hotmail.com
Graduando em Administração
Gessica Pagio dos Santos (aluna) – gessica.linda@hotmail.com
Graduanda em Administração
Fellipe Luparelli Mello (aluno) – fellipe_luparellimello@hotmail.com
Graduando em Administração
William Pirovani Sanche (professor orientador) – william_sanche@hotmail.com
Pós-Graduado em Gestão Empresarial
Curso de Graduação em Administração[pic 1]
Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo – 2014
RESUMO
O presente artigo aborda os diversos aspectos relacionados as interações das empresas do setor de rochas ornamentais com duas normas de padronização existentes no mercado: ISO 14001 e ISO 9001:2000. O objeto deste trabalho é identificar a relevância destas normas, os aspectos envolvidos por detrás delas, os benefícios e os malefícios de sua implantação. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de beneficiamento de mármores, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. Sendo assim, para uma empresa se adequar a algumas normas e não dispor de sua estrutura, dispensa o prejuízo.
Palavras-Chave: Gestão Ambiental; ISO; Qualidade.
1. INTRODUÇÃO
Com o incremento de receitas e o aumento da contribuição marginal por meio de “produtos verdes”, inovação de produtos e crescimento da participação no mercado, o aumento da demanda dos produtos que contribuem para a diminuição da poluição cresce junto com os benefícios estratégicos. Espera-se, então, uma renovação do portfólio de produtos, melhoria nas renovações de trabalho e melhor adequação dos padrões ambientais. Uma norma que contribui para isso é a NBR ISO 14001.
A norma NBR ISO 14001, da ênfase para os processos que abrangem as questões ambientais dentro do contexto em que a empresa é atuante. No caso do setor de rochas ornamentais, deverá ser voltada para algum fim específico, como a reutilização de seus resíduos, por exemplo. Para a obtenção desta norma padronizada, a empresa que pensa em inseri-la, já deverá possuir um sistema de gerenciamento ambiental qualquer, para então encorpar esta norma onde já exista algo para se trabalhar encima.
De forma semelhante, conforme ao padrão de desenvolvimento dos produtos, diversas etapas devem ser praticadas por uma estrutura eficiente de “estágios preparatórios”, onde, ao final das tarefas, atestarão estas, a veracidade do produto através da confirmação dos mesmos (padrão de qualidade) pelo planejamento pré-estabelecido. Assim, existe uma norma que também atesta estes resultados, a NBR ISO 9001:2000.
Esta outra norma de padronização, não necessita de um sistema previamente posto em prática, deve apenas, a empresa voltar-se para um processo específico dentre todos os que possuem e estimular uma estrutura de eficiência levada pela prática diária do sequenciamento de atividades.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Através deste trabalho, busca-se resposta para o seguinte problema de pesquisa: As certificações através das normas ISO séries 9001:2000 e 14.001 são, de fato, instrumentos que conferem vantagem competitiva e, consequentemente, ganhos de receita para as organizações do setor de rochas ornamentais, ou tratam-se de meros modismos, como tantos outros introduzidos nas organizações?
1.2 JUSTIFICATIVA
A importância desta pesquisa dá-se pelo fato de se notar que a maioria das empresas do setor de rochas ornamentais não possui nenhuma certificação pelas normas da ISO, e as poucas que possuem têm desistido de mantê-las, dado o alto custo que a sua manutenção tem gerado.
1.3 OBJETIVOS
O principal objetivo deste trabalho é investigar se as certificações pelas normas da série ISO têm trazido contribuições concretas em termos de competitividade e aumento de receita para as empresas do setor de rochas ornamentais que as possuem.
1.4 METODOLOGIA DE PESQUISA
Dentro dos aspectos metodológicos, na parte inicial realizou-se uma pesquisa bibliográfica, através de livros, teses, dissertações e artigos localizados em sites da Internet tidos como confiáveis.
Após a realização da revisão bibliográfica, foi adotada a abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados, tendo como foco um levantamento sobre a ISO 9001:2000 e a ISO 14001, sobretudo a sua gestão.
A escolha da empresa para a realização desta pesquisa foi aleatória, muito mais em virtude do fácil acesso e da aceitação da mesma em participar deste estudo.
Visando à garantia dos direitos e da privacidade dos entrevistados, esta pesquisa foi realizada com autorização formal dos envolvidos, os quais não tiveram suas identidades reveladas na análise de dados.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A sociedade está enraizada no mercado econômico atual, razão pela qual, mesmo sabendo de todas as situações existentes, o consumismo – o sufixo “ismo” vem do grego e indica uma ideologia, uma regra, algo consolidado, a ser seguido – continua aumentando, e um novo chamado para mudança só ocorrerá se o fato for extremamente importante ao ponto de entrar na cabeça de cada um, além dos poderes dominantes (legislativo executivo e judiciário).
A falta de esclarecimento e de contradição entre as nações já foram vistas em várias cúpulas e conselhos internacionais, e embora este péssimo fato, Viola et al. (1992, p.42) cita algumas palavras de sabedoria:
[...] o ambientalismo é o único movimento contemporâneo em condições de desenvolver valores e conhecimentos de novo tipo, o qual significa mais para uma maior acomodação e/ou tolerância das diferenças, significa gerir meios sincréticos para uma ativa cooperação sinérgica entre atores com interesses e perspectivas diferentes (e até contraditórias) (VIOLA et al., 1992, p. 42).
...