Como se tornar um líder servidor seguindo os principios de liderança
Por: Larissa Medeiros • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.629 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LARISSA DE MEDEIROS ROCHA
COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR SEGUINDO OS PRINCIPIOS DE LIDERANÇA
RECIFE/2014
LARISSA DE MEDEIROS ROCHA TURMA MD6/SALA 809 |
COMO SE TONAR UM LÍDER SERVIDOR SEGUINDO OS PRINCIPIOS DE LIDERANÇA |
James C. Hunter |
Trabalho apresentado à Universidade Católica de Pernambuco, como atividade extraclasse obrigatória da disciplina Administração Geral I, Turma: MD6. Orientador: Prof. Davi Gomes de Andrade |
Recife/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO |
2. RESENHA CRÍTICA |
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS |
4. REFERENCIAS |
Introdução
O livro “como se tornar um líder servidor seguindo os princípios de liderança: do Monge e o Executivo” traz aplicações práticas dos princípios que encontrados em: O Monge e o Executivo, e ajuda a compreender o que é abordado no primeiro livro. James C. Hunter - autor dos dois livros - lança este livro para explicar de maneira mais didática a liderança servidora. O livro está cheio de dicas e exercícios para serem abordados dentro de empresas com problemas com sua liderança, o autor também coloca o problema como o uso do poder e da autoridade em empresas e afirma que “poder não significa ter autoridade”.
Capítulo 1. Tema: Liderança.
No livro o autor define liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasmaticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.
A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir um cargo de liderança, esse tipo de liderança é chamado de liderança informal, mas quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, esse tipo de liderança é chamado de liderança formal.
Um líder é uma pessoa que dirige um grupo, há vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo. O líder tem a função de unir o grupo, para que possam alcançar os objetivos em comum. A liderança também está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz precisa saber como motivar o seu grupo.
No livro o autor também aborda a questão em que a liderança é considerada como uma habilidade e questiona se “as pessoas nascem lideres ou se tornam lideres?” esta pergunta é frequente em abordagens atuais sobre este tema, as quais defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado, mas a aquelas pessoas que nascem com o “Dom” da capacidade de liderança. Um líder precisa trabalhar certas características importantes para se tonar um líder de sucesso como o carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.
Capítulo 2. Tema: Poder e Autoridade
Exercer uma liderança com poder e autoridade parece não ser uma tarefa fácil, mas extremamente necessária para exercer cargos de chefia, principalmente. Muitos executivos desejam ocupar cargos que lhes concedam poder sobre outras pessoas, mas poucas sabem usar esses tipos de cargos com autoridade.
Ter poder não significa ter autoridade, o poder funciona e é possível conseguir coisas com ele, por um bom período de tempo, mas com o passar do tempo o poder deteriora os relacionamentos e acaba tendo menos ou raramente nenhum efeito sobre os indivíduos. A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal.” Uma pessoa pode ter autoridade mesmo não estando em um cargo de poder, e outra pessoa pode estar nele e não ter autoridade sobre seus subordinados.
Quando se tem apenas o poder, as pessoas fazem sua vontade, mas podem estar sendo contrariadas e fazendo as coisas com má vontade, mas as vezes o uso do poder pode ser essencial. A autoridade faz com que os subordinados façam suas vontades voluntariamente. Para estabelecer essa autoridade o líder precisa de algumas características como ser honesto e confiável, pois a autoridade vem do seu caráter e influencia que exerce sobre seus subordinados.
Capítulo 6. Tema: Senso Comum e Senso Moral.
O senso comum é destacado após a reforma protestante onde surge o pensamento cientifico e a ciência moderna. O senso comum é uma forma natural de ver o mundo, de pensar e foi a primeira forma de conhecimento, agora chamado de conhecimento vulgar, fruto das experiências do individuo quanto dos grupos sociais, ele descreve as crenças e suposições como normais sem depender de uma investigação mais profunda. Para o autor James Hunter o senso comum já nasce com os seres humanos, chamado de saber inato, e já “sabem” o que é certo e o que é errado. Mas não significa que faremos as escolhas certas ou seremos pessoas boas.
...