DESAFIO PROFISSIONAL
Por: Annyzattaa • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 203 Visualizações
PASSO 1
A empresa Lopes & Lopes está em dificuldade principalmente por falta de mão-de-obra qualificada, um deste profissional em questão é o mestre de obra que faz a diferença e é necessário para o bom desenvolvimento da obra e das tarefas a serem executadas.
O mestre de obras é um profissional que é responsável por fiscalizar e supervisionar a construção de uma determinada obra desde o inicio ate a sua execução para que de tudo certo e ocorra tudo nos conformes.
O papel do mestre de obras é liderar a equipe de operários envolvidos na obra, e manter os engenheiros e outros profissionais informados sobre o andamento da construção. Ele também é responsável pelo recebimento e verificação dos materiais assim como a falta destes.
Outros requisitos são necessários para o melhor desempenho deste profissional como: Capacidade de liderança; boa comunicação; noção de cálculo (indispensável para fazer o orçamento da obra); noção de desenho técnico
Sendo assim, o incentivo salarial e condições de segurança, é o principal e mais importante item para que este profissional exerça sua função com dedicação, empenho e excelência, afinal o principal capital de uma empresa é o ser humano.
A contratação de profissionais para a implantação do setor de recrutamento e seleção dentro de uma organização é de alta importância e é algo que facilita o processo de seleção dentro de uma empresa.
O quadro efetivo de colaboradores da construtora Lopes & Lopes está seriamente em dificuldade e desfalcado.
Este foi um dos motivos do acidente de um colaborador, que teve sua carga horaria de quarenta e quatro horas semanais esticadas para que a construtora cumprisse o prazo determinados.
Para a resolução desta questão sugerimos um plano de ação imediata junto ao recursos da empresa, para anúncios no jornal com a solicitação de novos colaboradores, principalmente o mestre de obras.
O departamento de RH da empresa Lopes & Lopes vai selecionar e contratar vinte novos colaboradores.
No anuncio Publicado constará: Requisitos; Experiência; Jornada de trabalho; Turnos que poderão se encaixar.
A construtora fará ao recrutamento por meio de anúncios em jornais, rádios e por meio do recrutamento externo, ou seja, de dentro da empresa, a seleção é a oportunidade de conhecer com mais detalhe o candidato a técnica de seleção da empresa será por meio de entrevista.
Os benefícios serão: Horas extras; Plano de saúde; Vale transporte; Prêmios como viagens.
A contratação desses colaboradores diminuirá a carga de tarefas sobre outros funcionários, permitindo que cada um desenvolva somente a sua função, sem ter que “cobrir” o serviço de outra pessoa. Assim, todos estarão mais dispostos a executar melhor suas tarefas, com a carga horaria adequada.
PASSO 2
Os EPI’S e EPC’S tem a função de proteger o trabalhador a possíveis riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho, pois a empresa tem por obrigação fornecer, treinar e exigir dos trabalhadores o uso de tais itens, para garantir uma atividade tranquila inibindo assim possíveis acidentes.
Na obra da Lopes & Lopes os colaboradores tem um ambiente com vários tipos de riscos, como:
- Físico: ruídos, frio, calor e umidade.
- Químicos: poeiras, gases ou produtos químicos em geral.
- Biológicos: bactérias, fungos e vírus.
- Ergonômicos: movimentos repetitivos ou postura inadequada.
Ainda podemos citar a presença de riscos por maquinas e equipamentos, iluminação inadequada, eletricidade, e incêndio.
Os EPI’S que serão utilizados para diminuir esses riscos são:
- Proteção Auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares
- Proteção Respiratória: mascaras e filtros
- Proteção Visual e facial: óculos e viseiras
- Proteção de cabeça: capacetes
- Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes
- Proteção de Pernas e Pés: sapatos, botas e botinas
- Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões
Os EPC’S que serão utilizados:
- Ventilação nos locais fechados de trabalho
- Placas Sinalizadoras
- Avisos, Sinalizações
- Corrimão
- Filas antiderrapantes de degrau de escada
- Guarda-corpos
- Extintor de incêndio
Como qualquer outro equipamento, o E.P.I. também sofre desgaste com o uso. A durabilidade está intimamente ligada a intensidade e frequência de sua utilização, as condições do ambiente de trabalho, além da questão da qualidade.
Normalmente, quando se opta por produtos de melhor qualidade, a durabilidade torna a aquisição muito mais econômica do que a opção por produtos de segunda linha.
Uma tabela de contendo o dia, o EPI e o nome do colaborador é ótima para regular o uso desses materiais, além de mostrar o tempo médio de vida de um equipamento ela também serve como proteção para a empresa junto ao ministério do trabalho.
...