DESAFIO PROFISSIONAL
Por: GABYLUANA • 6/9/2016 • Relatório de pesquisa • 2.523 Palavras (11 Páginas) • 271 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos
Desafio Profissional
3° Periodo
Gabriella Luana Vieira Teixeira RA: 2847244791
Andrielly Rodrigues Guimarães RA:2821740193
Aparecida Maria de Oliveira RA:2870904807
Silma Ferreira Marinho RA:2857158164
Anápolis – GO
2016
Desafio Profissional
Professor Tutor a Distância: Crislaine Adriele da Silva
Professor Tutor Presencial: Ana Flavia Matsui Bessa
Desafio Profissional apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação das Disciplinas Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e Segurança do Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas. Para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Anápolis - Go
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................4
2. ANÁLISE DO DEPARTAMENTO PESSOAL ..............................................................6
2.1 ACIDENTES.................................................................................................................7
2.2 RISCOS FISÍCOS.....................................................................................................8
2.3 RISCO FISICOS ..................................................................................................9
3. CONCLUSÃO ...................................................................................................................11
4. REFÊRENCIAS.................................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Este relatório destina-se ao setor de Recursos Humanos da empresa Frigorífico Brasfrig. Um de seus colaboradores, o Senhor Marcos Silva procurou o departamento de recursos humanos queixando-se de vários problemas enfrentados não só por ele, que trabalha no resfriamento e armazenamento, mas também por todos os outros funcionários, suas reclamações são em relação à folha de pagamento, segundo o colaborador, suas horas extras não estão sendo calculadas corretamente. Outra importante queixa é em relação a Segurança e saúde de todos os funcionários do frigorífico.
Foram relatados os seguintes problemas:
- 0 - Ocorrências constantes de acidentes com facas e serras;
- 1 - Realização de movimentos repetitivos;
- 2 - Ritmo de trabalho excessivo;
- 3 - Ambientes insalubres e baixas temperaturas;
- 4 - Falta de Equipamentos de Proteção Individual ( EPI's).
Diante de tais reivindicações foi feito um estudo interno, nos quais foram sendo identificados os principais riscos de acidentes, condições inseguras, atos inseguros, e riscos de doenças ocupacionais.
Esse relatório tem como objetivo a intervenção técnica em saúde do trabalhador, no abatedouro de bovinos Brasfrig. Sabemos que todo e qualquer acidente do trabalho, culmina com prejuízos sejam eles materiais e ou humanos, onde o homem e o meio são os dois únicos elementos inseparáveis e inevitáveis. Então uma forma de prevenir acidentes seria controlá-los e evitá-los aperfeiçoando o ambiente de trabalho ao homem.
E de acordo com o LEI Nº 6.514, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1977.Temos vários artigos que e de dever da empresa a cumprir entre elas podemos destacar o:
Art. . 163 - Será obrigatória a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas.
Art. . 157 - Cabe às empresas:
I - Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II - Instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
IV - Facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
Através dessas bases desenvolveremos as melhores soluções e apresentaremos através desse relatório.
- ANÁLISE DO DEPARTAMENTO PESSOAL
Após o levantamento e análise de todos os problemas apontados, foram encontradas soluções cabíveis para cada um deles.
O setor de Recursos Humanos fez vários levantamentos para identificar quais seriam as falhas do departamento. Entre esses levantamentos foram feitas uma análise dos três últimos meses e foi identificado que as falhas no cálculo das horas extras alegados pelo colaborador Marcos Silva e um erro ocasionado devido o método ultrapassado que a empresa utilizava. A máquina de ponto por ser muito antiga e não, mas eficaz não era utilizada como forma de controlar e registrar rigorosamente os horários dos funcionários.
Segundo o colaborador o horário laboral é de das 14h00min às 22h00min de segunda a sexta-feira, foi solicitado ao mesmo que fizesse hora extra três vezes durante a semana, sendo assim o funcionário trabalhou nestes dias das 14h00min às 00h00min. O erro ocorreu pelo seguinte motivo:
Foram calculadas somente horas extras normais, sendo que o correto seria calcular hora extra e a adicional noturno referente ao período de 22:00 às 00:00, pois pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, o adicional noturno é devido somente para o trabalho realizado nos horários das 22 h às 5 h (urbano), 21 h às 5h (rurais/agrícola) e 20h às 4h (rurais/pecuária). Se as horas extras forem prestadas neste período, sofrerão o respectivo acréscimo de adicional noturno.
...