DESAFIO PROFISSIONAL
Por: jesusmeutesouro • 8/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.895 Palavras (12 Páginas) • 161 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
POLO: CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA DE SÃO PAULO- CAMPUS VILA MARIANA
ANA PAULA DA SILVA SANTANA RA 8501511642
DESAFIO PROFISSIONAL
1ª SÉRIE
TUTOR(A) A DISTANCIA: CRISTIANE DOMINGUES
SÃO PAULO- SP
11.2016
ANA PAULA DA SILVA SANTANA
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresariais, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientador (a): Tutor(a) Cristiane Domingues
SÃO PAULO- SP
11.2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS 4
PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO 6
PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 7
PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S 9
PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Remodelar uma empresa, em especial familiar, tem sido um dos grandes desafios dos administradores contemporâneos. Seu estudo passa por atualização de práticas de negócio em relação à gestão de pessoas, produção, e atendimento a normas e legislações que cada vez mais pressionam a evolução da empresa para a sua perenidade.
Este trabalho visa analisar estes aspectos com um levantamento de informações e desenvolvimento de raciocínio sobre a forma de atuação da empresa Energy que vem enfrentando dificuldades em relação ao seu modelo de gestão atual de tal forma a responder as questões colocadas pelos novos administradores quanto as propostas de: modelo de gestão pela ótica da escola das relações humanas; expansão do maquinário para consequente aumento de capacidade produtiva em termos de custos; Análise de pontos fundamentais para a gestão de serviços terceirizados e atendimento a legislação ambiental para o produto da empresa.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS
A Teoria das Relações Humanas trata da humanização das relações de trabalhado em que o homem não é mais observado pela ótica econômica em que impera a eficiência nas atividades, mecânica, sejam elas pelo ponto de vista de execução das tarefas ou pela estrutura organizacional, mas sim por uma abordagem social em que em que se consideram os aspectos comportamentais e suas complexidades. (Teoria das Relações Humanas (Guia Completo), 2015).
Esse grupo de teorias tem seu inicio nas primeiras décadas do século XX em que se passa a estudar o homem e seu desempenho no trabalho, pois neste período há forte atuação de movimentos sindicais, guerras além de inovações tecnológicas que aumentaram a preocupação com as questões sociais. Entre 1927 e 1932, Elton Mayo realizou um experiência na Hawthorne Western Company, em Chicago, identificando como a que um trabalhador que se sentia valorizado era capaz de produzir mais, mostrando quão importante eram os aspectos humanos no ambiente de trabalho. (Teixeira, H. J., Salomão, S. M., Teixeira, C. J., 2014).
As conclusões desta experiência segundo Chiavenato (2004) foram em síntese:
- Nível de produção é resultado de normas sociais e expectativas grupais;
- Trabalhadores agem ou reagem sob o padrão social do grupo;
- As expectativas sobre a administração da empresa determinam o padrão do social adotado pelo grupo;
- O ser humano é motivado pela necessidade de "estar junto", de "ser reconhecido", de receber adequada comunicação;
- A empresa possui uma organização informal que não necessariamente convergem com a organização formal;
- É dentro das organizações que se formam as relações humanas e seu entendimento pela administração permite melhores resultados;
- Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e maçantes afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência;
- Elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção.
Como resultante deste trabalho psicologia social passa a ser foco de estudos para a formação da “escola de relações humanas”, como Abrahan Maslow, que classificou as necessidades humanas numa pirâmide hierárquica, conforme esquema abaixo:
[pic 2]
Esquema 1 – Pirâmide de Maslow
Fonte: Chiavenato 2009
Estas necessidades são explicadas por Chiavenato (2009) como:
- Necessidades Fisiológicas são relativas a alimentação, abrigo, repouso e desejo;
- Necessidades de Segurança são relativas a ideia de proteção contra perigos e ameaças;
- Necessidades Sociais são relacionadas a vida associativa do indivíduo, ou seja, amizade, afeto e amor;
- Necessidades de Estima estão relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia;
- Necessidades de Auto-realização são as que levam a pessoa a tentar realizar o seu próprio potencial e se desenvolver continuamente.
As noções colocadas por Mayo e a ideia de necessidade de Maslow levaram as correntes de psicologia organizacional a desenvolver o conceito de ciclo motivacional em que o indivíduo é levado a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. Chiavenato (2004).
Ao entender a necessidade do indivíduo, suas motivações e a sua inserção no contexto das relações dois tópicos surgem para a discussão: a atuação da liderança e a comunicação.
No desenvolvimento destes conceitos Pfeffer apud Chiavenato (2004) explicita que o sucesso das organizações está nas pessoas e na liderança. O administrador portanto deve e ser um verdadeiro líder seguindo três princípios:
...